30 junho 2012

CRATENSE ESPERA QUE A PAZ E A DEMOCRACIA PREVALEÇAM NA CAMPANHA ELEITORAL - Por: Wilson Rodrigues - Jornalista


O Tribunal Superior Eleitoral TSE liberou os fichas sujas para se candidatarem nas eleições deste ano. No Crato, nenhum postulante ao cargo de prefeito ou a vereador figura na lista negra da corrupção, mesmo assim o eleitor cratense precisa avaliar bem o seu candidato e votar naquele que ache merecedor. Entre os dez mandamentos do eleitor consciente está o repudio aos candidatos fantasiados de idealistas e humanitários que prometem mundos e fundos, alem de dinheiro, emprego, remédio e alimento, com o intuito de explorar, em todos os sentidos, a boa fé dos eleitores. O eleitor deve usar o voto como arma de combate, excluindo a corrupção, forjada e manipulada pelo poder econômico. Devemos jogar no lixo aqueles políticos que estão interessados somente em satisfazer suas ambições pessoais, desrespeitando a integridade do voto livre e consciente, explorando a miséria, coagindo eleitores a lhes dever favores e a votar por gratidão.

O respeito deve ser mutuo entre candidatos e eleitores. Todos devem saber que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto e nunca pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calunia, a subversão ou a obscenidade. Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir de forma oral ou escrita. A regra vale para todos em defesa de seus direitos e cumprimento dos deveres. Segundo os teóricos, os protestos servem para testar qualquer democracia e que, na maioria dos casos, são desrespeitados, geralmente, por aqueles que se acham absolutos, donos da verdade e do poder, inatingíveis e arrogantes. Não sabem eles que essa imponência permanece até quando os eleitores permitirem.

As campanhas eleitorais no Crato sempre foram as mais tranqüilas da política cearense. Os candidatos que até aqui disputaram o poder municipal sempre conduziram os pleitos usando o diálogo entre eles e o eleitorado, respeitando a democracia e a liberdade de expressão de todos, inclusive da imprensa enquanto instituição. E é com este pensamento que o cidadão cratense espera que a atual campanha sucessória seja conduzida no município. Devemos repudiar qualquer ato contrario, fazendo prevalecer a moral e os bons costumes que sempre foram características peculiares da população cratense. Não devemos votar em candidatos que querem chegar ao poder a qualquer custo, promovendo empurrões e ponta pés, violando os direitos do cidadão e ignorando os conceitos basilares das democracias modernas. Não sabem eles que: “A todos que sobem na vida/Aos outros dizendo arreda/Só têm noção da subida/Mas não têm noção da queda”.

Wilson Rodrigues
Jornalista/Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.