22 maio 2012

Notícias do Crato - 22/05/2012


Prédio histórico dos museus do Crato passa por reforma

A Prefeitura Municipal do Crato, com recursos próprios, está realizando todo o processo de recuperação do Museu Histórico do Crato e Museu de Artes Vicente Leite, que funcionam num dos prédios históricos tombados da cidade. O trabalho de recuperação e reforma no prédio, segundo a Secretaria de Infraestrutura, tem sido praticamente artesanal, como forma de preservar a originalidade do prédio, que já funcionou como a delegacia do Crato. A sede dos Museus, além da Fundação J. de Figueiredo Filho vai ser totalmente reformada e informatizada. A primeira recomendação é manter e preservar toda a arquitetura original do imóvel, já que é Tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (COPAC).

Passam pela reforma os assoalhos e rodapés feitos de madeira, instalação elétrica que contempla iluminação especial nos ambientes onde são expostas as peças museológicas, aplicação de nova pintura nas partes interna e externa, instalação de um elevador para cadeirantes, que liga os dois andares do prédio e sistema de refrigeração. As obras foram orçadas em R$ 275 mil. No pavimento superior do prédio funciona o Museu de Artes Vicente Leite e no pavimento inferior o Museu Histórico do Crato, com os dois somando mais de 1.500 itens.

CRAS do Crato convoca jovens para se inscreverem no ProJovem Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica que as inscrições do ProJovem adolescente, ainda estão abertas nos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS dos bairros Seminário, Vila Alta, Muriti, Alto da Penha e Batateira. A coordenação do ProJovem convida os adolescentes com idade de 15 a 17 anos para que façam parte deste programa, pois serão oferecidos cursos profissionalizantes e em junho será distribuído todo o fardamento junto ao material didático e esportivo. As inscrições deverão ser feitas nos CRAS dos bairros citados. O adolescente deverá ir acompanhado com o seu responsável legal, munidos de xérox dos seus documentos pessoais e do seu responsável.

Governo do Crato realiza próxima sexta-feira ação de inclusão para alunos com necessidades especiais

O Governo do Crato por meio da Secretaria de Educação do Crato em parceria com o Geopark Araripe, Universidade Regional do Cariri - URCA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -  ICMBio/ Floresta Nacional do Araripe FLONA, realizarão no próximo dia 25 mais uma ação do projeto Educação Ambiental inclusiva. Essas atividades vêm sendo executadas desde agosto do ano passado e objetivam a promoção de atuações com abordagem sobre o Geopark Araripe, abordando elementos como terra, natureza, cultura, e possibilitando o contato lúdico com um ambiente natural, aguçando as particularidades e a percepção dos grupos com necessidades especiais. Os participantes serão alunos com deficiência intelectual matriculados no ensino regular das escolas municipais de Crato. A programação será dessa forma, mas ainda sujeita a alterações.
 
Programação, 25 de maio

1° momento, no CIEA Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental / Parque de Exposição do Crato:


08h Acolhimento e boas- vindas aos alunos, professores e pais.
8h15min - Apresentação do Geopark Araripe com Teatro de bonecos
08h50min - Piquenique
09h - Oficina réplica de fósseis. (previsto 1h30min)
10h30min – Saída do Parque de Exposição para casa sede da FLONA.

2° momento, na casa Sede FLONA:


11h - Aquecimento/ alongamento.
11h30min- Trilha na FLONA
12h10min – Almoço
12h50min às 14h – Pintura livre dos elementos da natureza em painel de tecido

 - Em seguida momento livre para brincadeiras.
 
CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.