18 maio 2012

Notícias do Crato - 18/05/2012


Crato promove caminhada hoje pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Secretaria Municipal de Assistência Social junto com a Coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS convidam a população cratense para participar de uma caminhada em manifesto sobre o dia internacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada acontece hoje, a partir das 8 horas, com percurso nas ruas centrais da cidade, com término na praça Francisco Sá (Cristo Rei). Durante esta semana foram realizadas blitze com os agentes, adesivagem nos carros e distribuição de folder explicativo sobre o papel do CREAS, tendo como lema ‘o primeiro passo para combater a violência é romper o silêncio!’. As formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes, esclarecimentos sobre o que é a violência sexual, os abusos cometidos contra crianças e adolescentes, e os principais pontos relacionados à legislação estão entre as questões abordadas.

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado no ano 2000, pela Lei Federal nº 9.970/00. a data foi escolhida porque neste mesmo dia, no ano de 1973, a criança Aracelli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por rapazes da sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso comoveu o Brasil e ainda hoje permanece impune. Lembrando que para denunciar contra qualquer tipo de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes no Crato ligue:
(88)3521-8117
(88)8125-3570
Animação e muito carinho no mês das Mães nos CRAS do Crato

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando desde o dia 14 até o próximo 22, a semana das mães nos Centro de Referência em Assistência Social - CRAS dos bairros Batateira,Vila Alta, Alto da Penha, Muriti e Seminário. Todos os dias acontecem apresentações de música ao vivo, sorteio de brindes, entrega de lanches, dinâmicas, apresentações artísticas e várias outras atrações para as mães de cada comunidade e convidados.
Crato realiza audiência pública sobre Esporte e Cidadania
Com a participação de jovens de várias comunidades do Crato, e representantes de diversas instituições, foi realizado durante o dia de ontem, no Auditório do Centro Cultural do Araripe - RFFSA, audiência pública sobre "Políticas Públicas no Esporte para a Criança e o Adolescente". Na ocasião, foram tratados assuntos esportivos referentes ao SELO UNICEF - edição 2009-2012. O evento, realizado por meio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, teve a abertura feita pela Secretária Danielle Esmeraldo, que trouxe indicativos importantes relacionados às políticas que já vem sendo desenvolvidas no município. Diversos outros pontos foram debatidos e propostos no que diz respeito à melhoria dos projetos direcionados aos jovens, para o desenvolvimento de oportunidades em todas as áreas da cidade. A secretária, Danielle Esmeraldo, fez uma apresentação do Núcleo de Fomento ao Esporte – NUFESP, destacando as principais iniciativas de fomento ao esporte e a cultura que podem ser desenvolvidos na cidade, por meio de incentivo institucional.

Comitiva militar do Exército Brasileiro visita a Prefeitura do Crato

Na manhã desta quinta-feira, dia 17 de maio, o prefeito do Crato recebeu no Gabinete do Palácio Alexandre Arraes comitiva militar do Exército Brasileiro. A visita oficial aconteceu por ocasião da inspeção comandada pelo Coronel de Engenharia Chefe da Seção de Serviço Militar da 16ª Região, Paulo de Tarso Passos da Costa, ao Tiro de Guerra com destacamento na cidade do Crato. Em conversa com os oficiais o chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância dos serviços prestados à população cratense por intermédio da corporação. O Prefeito lembrou a parceria e o papel fundamental do município enquanto incentivador através do recrutamento de futuros atiradores e seguidores da carreira militar. Na ocasião, o Prefeito fez um balanço das obras estruturantes já inauguradas e os projetos que encontram-se em andamento espalhados pelo município. São mais de 700 empreendimentos. Ele citou como exemplos o Plano Diretor de Desenvolvimento, Plano de Saneamento, Plano de Requalificação Urbana, Zoneamento Urbano, Revitalização do Meio Ambiente, dentre outras medidas. O gestor destacou ainda que o Crato acompanha de maneira dinâmica o crescimento econômico da região do Cariri, investindo em infraestrutura e atraindo empresas de pequeno e médio porte gerando emprego e renda. A inspeção aos 17 Tiros de Guerra da 16ª Região Militar, que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, comandada pelo Coronel Paulo de Tarso Passos da Costa, tem como objetivo a padronização da instituição por meio da aplicação das normas do Exército Brasileiro. Segundo o Coronel, durante a visita foi realizada uma conversa com os novos atiradores para sondar os anseios e palestras em algumas universidades da Região. Ele agradeceu a parceria e enalteceu o apoio que o município do Crato tem dado ao Tiro de Guerra.         

Prefeitura do Crato lança Espaço Kids Selo Unicef

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 15 de maio de 2012, no Hall Irmãos Aniceto do Palácio Alexandre Arraes o lançamento oficial do Espaço Kids. Na ocasião da cerimônia, estiveram presentes o Prefeito, a primeira-dama do município e parte do seu secretariado. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Crato e tem como finalidade divulgar junto à população a importância da conquista do Selo Unicef para a cidade, os objetivos do milênio – metas assinadas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) -, bem como as ações do UNICEF espelhadas pelo mundo e como essas medidas chegam em forma de benefícios as nossas crianças e adolescentes. O espaço funcionará como um balcão de atendimento onde um jovem monitor capacitado atenderá os visitantes, através de esclarecimentos guiados por meio de informes distribuídos e anexados em 3 painéis com exposição sobre o Selo,metas do objetivos do milênio,informes dos projetos existentes e ações desenvolvidas. De acordo com o calendário de programação do Espaço Kids, divulgado no evento de lançamento, estão previstas visitas em todas as escolas públicas e privadas da sede do município. O Espaço Kids ainda seguirá pelos principais pólos da cidade numa instalação itinerante com atendimento dinâmico para a população.

As visitas com os alunos serão previamente agendadas e estabelecidas por grupos, visando um maior conhecimento sobre o tema. Durante a visitação os grupos serão assistidos através de mini-palestras e ao final da visita serão entregues brindes de divulgação sobre o selo UNICEF. Segundo os organizadores, esta ação tem como proposta atrair um maior número possível de pessoas. O Espaço Kids foi pensado como um portfólio onde serão repassados não somente dados sobre o selo UNICEF, mas a conscientização acerca da importância sobre o processo de inclusão de crianças e adolescentes no contexto social. Na Prefeitura o Espaço ficará aberto a visitação de segunda a sexta, de 8:00h às 14:00h, no Hall Irmãos Aniceto.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Um comentário:

  1. A EEF Dom Quintino esteve presente na caminhada.
    Precisamos juntos, acabar com a violência contra crianças e adolescentes.
    Vamos exigir dos nossos candidatos, políticas públicas voltadas para este problema.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.