18 maio 2012

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 18/05/2012


Geopark Araripe recebe Selo Verde diante de platéia de mais de 500 pessoas de vários países

O Geopark Araripe passa por uma nova etapa de desenvolvimento. No Japão, diante de uma platéia de mais de 500 pessoas, recebeu durante o encerramento da Conferência Internacional de Geoparks, o Selo Verde, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos para Geoparks da Rede Global, da Unesco. Durante a solenidade estiveram representando o projeto, desenvolvido por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), o Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, e a Geóloga Flávia Lima, além do representante do Governo do Estado, o Secretário das Cidades, Camilo Santana. Segundo o Vice-Reitor da URCA, o evento foi de grande importância, no sentido de evidenciar o projeto que vem sendo desenvolvido desde 2006, pela Universidade. Ele afirma que além de ter sido uma cerimônia rica, contou com representantes de diversos países do mundo, onde estão implantados Geoparks. O Secretário das Cidades, Camilo Santana, irá agendar uma reunião com o governador do Estado, Cid Gomes, no intuito de providenciar a criação de cargos do GA e apoiar o projeto com melhor estrutura de pessoal. Outro aspecto a ser debatido será o meio de articulação regional e nacional para programar ações nos seis municípios do Cariri, onde estão localizados os nove geossítios, principalmente no que diz respeito à desapropriações e infraestrutura.

Reitora se reúne com representantes do Sindesp

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participa, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, de reunião entre representantes da URCA e Sindicato dos Docentes do Ensino Superior do Estado do Ceará (Sindesp). A reunião acontece no auditório do Geopark Araripe. Estarão participando os professores que fazem parte da ação do piso salarial.

URCA firma convênio de intercâmbio de estágio com o SESC

A Universidade Regional do Cariri (URCA) firmou convênio de intercâmbio de estágio como Serviço Social do Comércio (SESC), para o desenvolvimento da formação teórico-prática dos alunos da Universidade.  Com isso, o SESC irá possibilitar por meio dos estágios, atuação junto com a Universidade na busca de subsídios necessários, conforme o convênio, para atualização de seus currículos, e também possibilitar ao SESC abertura de canais de informação indispensáveis a uma constante atualização das  fontes de conhecimento técnico e científico. Com isso, estão estabelecidas normas relacionadas ao programa de estágio, obrigatório ou não, já que não haverá vínculo empregatício com a instituição conveniada com a URCA.  Será feito um cadastramento dos candidatos a estágio, segundo critérios previamente fixados, que propiciem a todos igualdade de oportunidades.  O convênio terá uma duração de 60 meses, válido até o dia 14 de maio de 2017.

Professores e Alunos do Curso de História Participam do 5º Seminário Regional Espaço Aberto à Cultura (ESPACULT)

 
A professora Sônia Meneses e os professores Cícero Joaquim dos Santos e Francisco Egberto de Melo, junto aos alunos do Curso de História da URCA, participarão, neste dia 18/05, do 5º Seminário Regional Espaço Aberto à Cultura (ESPACULT), que acontecerá nos dias 18, 19 e 20/05, na cidade de Porteiras, no Cariri. O evento faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (18/05) e se insere na programação da 10ª Semana Nacional de Museus, evento anual estimulado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em sua 5ª edição, o Seminário Regional ESPACULT aprofundará o tema Memória e Natureza, e contará com a participação de estudantes e professores das instituições de ensino básico e superior situadas no Cariri, além dos demais moradores do município de Porteiras.  O evento, que acontece desde o ano 2004, é promovido pelo Museu comunitário Casa da Memória de Porteiras, instituição museológica administrada pela Associação Retratores da Memória de Porteiras (REMOP), em parceria com o Instituto da Memória do Povo cearense (IMOPEC) e a Prefeitura Municipal de Porteiras.  Para maiores informações acessar: www.retratores.blogspot.com.

Visita ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

Hoje, dia 18, em razão das comemorações do Dia Internacional de Museus, o Geopark Araripe disponibiliza transporte para as pessoas que quiserem visitar o Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. O carro sairá às 8 horas da sede do Geopark, situada na Rua Carolino Sucupira, S/N (por trás da URCA) e retorna às 17h00.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.