18 maio 2012

Monopólio e cartel - Por Antônio Morais


A cada dia o Governo Federal permite a desmoralização mais e mais das instituições de defesa do consumidor. Uma das mais importantes conquistas da sociedade está nas "Agencias  Reguladoras".

Suas atribuições principais são promover o impedimento  da formação dos monopólios. Por um tempo desempenhou suas atribuições. Hoje, estamos assistindo o próprio  Governo Federal financiando a formação de Carteis. O grupo JBS, empresa que atua no ramo de frigoríficos está comprando  abatedouros, em todo pais, com a única finalidade de eliminar concorrentes. Compras, encerra as atividades e fecha, e o pior, as compras são financiadas com  dinheiro publico, recursos do BNDES.

A região do cariri já é vitima de um outro perverso monopólio. No meio de transporte coletivo de passageiros. Aqui sempre existiram varias  empresas transportadoras de passageiros.  Hoje, quem utiliza este tipo de transporte coletivo é obrigado a recorrer aos serviços de uma única empresa: A Guanabara que cobra o preço que quer pela passagem e, presta o serviço a seu bel prazer. Quem manda é quem tem dinheiro. Isso para um governo que só fala em pobre, não deixa de ser um contra senso.

Antonio Morais - Blog do Sanharol

Um comentário:

  1. Existe aqui em Crato, outro grande monopólio, por ocasião da exposição do Crato.Desde a venda de terrenos para barracas, como também a venda de bebidas. Nós consumidores somos obrigados a ingerir um único tipo de cerveja e refrigerantes.Pois quem manda é quem dá o maior lance.Isto vem funcionando há muitos anos.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.