06 março 2012

O que faz o egoismo, Luciano Carneiro - por Elmano Rodrigues Pinheiro


É de criança que se faz o homem

Já dizia a máxima dos avós: "É de pequeno que se torce o pepino". Teria sido pensando assim que Luciano Carneiro compôs o romance O que faz o egoismo, propondo nas entrelinhas uma reflexão sobre valores que são transmitidos corretamente, mas nem sempre assimilados como se pretende.

E a criança se depara com situações que exigem crucial decisão. E os pequenos aprendem na prática a dura lição. O que teria faltado ao personagem do romance resume-se numa palavra antônima à do título: altruismo. O poeta não dá lição de moralismo, mas mostra que o bom senso deve ser a tônica de quem pretende trilhar o bom caminho.

O autor

Luciano Carneiro nasceu no municipio de Teixeira- PB, em 1942. Mora no Crato desde 1958 onde foi agricultor. É membro da Academia dos Cordelistas do Crato. Tem mais de 40 cordéis publicados.

O ilustrador

Antonio Aires Rodrigues nasceu em Parnaiba- PI, em 1949, reside no DF desde 1976. Faz quadrinhos desde criança. Foi professor de desenho nos principais colégios da sua cidade natal. Jornalista, Ilustrador. Trabalhou no Jornal de Brasília, Jornal José, fez tiras de quadrinhos para o Correio Braziliense e ilustrações para agências de publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.