03 março 2012

O Lamento do Pássaro "Jesus Meu Deus" - Sergio Linhares


Tenho o hábito madrugador, acordo cedinho e me transfiro para um alpendre anexo a casa, onde uma rede e livros me aguardam e é justamente nesse horário que recebo a visita de um pequeno pássaro que o povo chama de Jesus Meu Deus, que traz um canto arrastado que diz : Jesus meu Deus, Deus, Deus...daí o motivo do seu nome. Quem ouve aquele canto jamais esquece. É um dos pássaros mais populares e estimados do Brasil. Iniciamos as atividades do dia, juntos, eu abrindo o livro e ele cantando. Parece até que nós dois temos um contrato. Sempre lhe dou atenção ,vez por outra, fecho o livro e fico escutando o seu canto bonito e profundo. Eu não tenho a capacidade de entender a linguagem dos pássaros, mas vejo no seu canto um lamento, é como se estivesse pedindo socorro.

Não sei porque tem gente nesse mundo que prende as aves numa gaiola, o que elas cometeram para serem encarceradas ? É uma tortura para aquelas pobres aves. Pássaro na gaiola não canta bonito, o canto dele é de agonia , de tristeza, parece até uma mistura de pranto, num tom penoso e triste. Deus criou as aves, os passarinhos, para viverem em liberdade , não para serem cativos. Se todas as aves fossem livres e protegidas dos terríveis caçadores e saíssem em bandos de campinas, sabiás, Jesus meu Deus, canários e se espalhassem por todas as cidades , nas copas das árvores, nas ruas e casas, cantando melodias , as pessoas seriam bem mais calmas e tranquilas.

O mundo seria bem diferente. É triste ver como Deus dá asas a um ser para ele voar, e vem outro e o aprisiona e o condena para o resto da vida. Quem faz mal a um semelhante , a natureza ou a um animal vai responder perante o céu. Vejam bem , eu nunca quis ter um passarinho engaiolado e todo dia um deles me bate a porta com um canto de alegria e gratidão e é o mais sagrado dos pássaros, pois traz no nome, duas entidades Santas , JESUS MEU DEUS!

Sérgio Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.