02 março 2012

O CRATO HOJE - Sexta-Feira, 02 de Março de 2012


Conjunto para moradores de áreas de risco da encosta do Seminário já está com mais de 50% das obras prontas

Dentro do projeto das obras da Encosta do Seminário, a Prefeitura do Crato vem cumprindo a contrapartida para o início da obra na cidade, que fará parte de uma parceria da administração com a Secretaria das Cidades, por de empréstimo do Banco Mundial. Com isso, a Secretaria de Infraestrutura do Município está realizando a construção do Conjunto nas proximidades do Liceu, com 24 casas.

Segundo a Secretaria, mais de 50% das obras estão concluídas. As casas, com toda a infraestrutura necessária, feitas com recursos do poder público municipal, serão destinadas às famílias que residiam em áreas de risco da Encosta. Todas as famílias passaram por um processo de avaliação, com acompanhamento das psicólogas e assistentes sociais da Secretaria de Ação Social.

O projeto já avançou em várias etapas no município, com realização de uma audiência pública e a participação dos moradores do bairro. Outro ponto importante foram visitas feitas por técnicos da Secretaria das Cidades e do Banco Mundial, sempre com acompanhamento do gestor municipal e técnicos da administração.

A gestão atual sempre foi a maior entusiasta desse projeto, por recuperar uma área importante da cidade, dando novo aspecto paisagístico ao Crato e promovendo o saneamento do bairro mais populoso do Município. Serão mais de R$ 10 milhões empregados em uma das várias obras realizadas no Crato, inseridas no Plano de Requalificação Urbana, desenvolvido por meio da administração local.

Crato escolhido para realização de pesquisas sobre o mosquito da dengue

Está sendo realizada em Crato pesquisa para avaliar a resistência e longevidade do mosquito de dengue, por meio de armadilhas, denominadas ovitrampas, que já foram colocadas nos bairros de maior infestação. A Secretaria de Saúde do Crato está atuando de forma intensiva na prevenção e combate da dengue na cidade, com alerta para o período de chuvas e orientação da população no sentido de colaborar no trabalho. Nas armadilhas são colhidos os ovos do mosquito, antes mesmo da fase larvária, evitando a reprodução.

Para isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o Plano de Intensificação de Combate à Dengue tem sido fortalecido desde o início do ano, com os ciclos de visitação nas residências, orientação da população, e a atuação da Mobilização Social junto à comunidade. Segundo Marcos Aurélio, foram colocadas em residências de vários bairros da cidade 300 ovitrampas. Bairros como Seminário, Batateiras, Misericórdia, Pinto Madeira e Cacimbas receberam as armadilhas, que toda semana são observadas pelos técnicos. Os ovos estão sendo levados para o laboratório de entomologia, em Juazeiro, e transferidos para estudos em Fortaleza.

Mas, o coordenador do setor de Endemias destaca a sociedade como o principal agente da guerra contra o mosquito, já que mais de 90 por cento dos focos são encontrados dentro das residências. Ele convida as comunidades a travarem uma batalha contra o mosquito e eliminar a dengue do Município.

Crato sediará a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

'Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS' é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º. de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos.

A gestão da Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems. O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.