26 fevereiro 2012

A Vitória Nordestina - Por: Sergio Linhares


O resultado da maior festa popular do mundo,o Carnaval, no Rio de Janeiro, que consagrou as Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Salgueiro, foi também uma vitória do povo Nordestino.Nessa última segunda-feira fiquei madrugada adentro esperando o desfile delas e me emocionei de ver a exaltação ao sertão Nordestino. As duas escolas levaram ao sambódromo da Sapucaí, cangaceiros, vaqueiros, sanfoneiros, violeiros e repentistas. Ali estava a alma do nosso povo.

Em outras alas mostraram as comidas e danças típicas , o colorido das roupas e a alegria do nosso povo, os costumes dos sertanejos, os bonecos de cerâmica criados pelo mestre Vitalino, a missa do vaqueiro, as carrancas do São Francisco e as figuras de Antônio Conselheiro,Patativa, Padre Cícero e o São João do Carneirinho, representando nossa cultura e tradição.

Vocês não imaginam a visibilidade positiva que aquele espetáculo trouxe para o Nordeste, divulgando para o mundo inteiro as nossas belezas e riquezas, que vão resultar em mais turistas impactando as economias locais. O público vibrou, foi um verdadeiro show e o que mais me comoveu foi a justa homenagem que a Escola Unidos da Tijuca prestou ao maior expoente da cultura nordestina, Luiz Gonzaga, que foi o primeiro a colocar o Nordeste no mapa da música popular Brasileira.

A escola prestou uma homenagem ao centenário de nascimento de Gonzagão que continua trazendo alegria para o seu povo e foi lá no sambódromo que ele foi mais uma vez coroado.
As manifestações das duas escolas apresentadas na marquês de Sapucaí expressaram a nossa identidade , a identidade do povo Nordestino, o sentimento de uma gente sofredora e valente, que traz na veia o orgulho de sua terra, terra do ôxente! Dos cabras da peste e dos cabras macho também!

Sergio Linhares
Foto: Carnaval no RIo - Homenagem a Luiz Gonzaga - R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.