05 fevereiro 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS RELIGIÕES? - Agnaldo da Silva Lima Neto


Um dos problemas mais antigos da Humanidade é com relação a religião. Ele só não é mais antigo que os problemas de adaptação ao meio-ambiente. Mas por que ela existe? Ela é indispensável? RELIGIÃO X FÉ Com base em estudos de sítios arqueológicos, pôde verificar-se que até os povos mais antigos tinham concepção de um ser superior, um “deus”. Até este ponto estava tudo certo até alguém ter a idéia de usar a religião com critério de diferenciação da pessoas. Muitas “aberrações” foram criadas à partir disso. A mais irracional é a de que Deus teria escolhido um povo, em detrimento aos demais.

Deus não seria Pai de Todos? Sendo considerado um deus, teria por acaso as medíocres atitudes de ficar brincando com as pessoas ou as diferenciando? JUDEUS X MUÇULMANOS O Judeus são chamados de semitas por serem descentes de Sem, um dos filhos de Noé, notório construtor de uma arca que teria abrigado todos os animais durante uma grande inundação. Os Muçulmanos se originaram de Ismael, filho de Abraão e irmão de Israel, pai dos Judeus. Os dois povos sempre viveram em relativa paz, mesmo alternando entre um dominando o outro.

A animosidade atual que haveria entre os dois começou depois do Holocausto e do final da Segunda Guerra Mundial, onde foi oficializado um estado judeu onde habitavam em harmonia Judeus e Muçulmanos, sob a administração Palestina. Os Muçulmanos não aprovaram essa situação, acusando que a criação de um Estado ali era apenas uma forma de vigiar o Oriente Médio para depois uma expropriação de suas terras, produtoras de quase metade do petróleo mundial. Estes acusam também que os Judeus de hoje não são os mesmos das narrativas bíblicas, pois são descendentes dos Khazares, não de Judeus.

Os Khazares eram um povo mongol-asiático convertido ao Judaísmo nos séculos VIII-IX. Os Kazares ou Ashkenazim, como são conhecidos hoje, são 82% do povo Judeu, e essa seria a justificativa para dizer que Israel não tem nenhum direito bíblico ou não de terras naquela região porque a “promessa de Deus” teria sido feita aos descendentes de Israel, não a um povo que mesmo convertido ao Judaísmo seria descendente um povo mongol-asiático. Já Israel acusa os Muçulmanos de terroristas e da sua religião ser uma cópia das religiões Cristã e Judaica. Maomé no ano de 622 AD/DC depois de ter sido visitado por um anjo iniciou a Jirad (Guerra Santa) para combater aos pagãos e outras religiões. CATÓLICOS X PROTESTANTES Os católicos começaram com o Apostolo Paulo, em suas pregações pelo Império Romano.

A religião Católica não tinha muito o costume de guerrear , mas de “anexar” costumes de outras religiões ou povos pagãos, no sentido de aumentar o número de fiéis e da extensão da religião Romana. Assim essa Igreja teria adquirido muitos costumes e práticas além das bíblicas, como os judeus (Talmud) e os Muçulmanos (Sharia). Segundo livro de Isaack Asimov “Qual Será a Próxima Catástrofe”, até o Natal vem de uma festa pagã - a festa ao deus Sol, onde os senhores soltavam os escravos, trocavam-se presentes. Ela durava uma semana e era comemorada até o dia 24 de dezembro. A religião Protestante se iniciou em 1517 pelo monge católico Martinho Lutero. Na época havia uma grande insatisfação com a Igreja Romana por ela , segundo uma interpretação bíblica, impedir o crescimento do comércio, vedando os empréstimos e restringir os descobrimentos das ciências principalmente.

O movimento se iniciou por Lutero quando este viajou a Roma e depois retornou a Wittemberg, Alemanha. Ele fundou outra religião retirando dela costume que considerava sem fundamentos bíblicos como devoção a santos, purgatório, venda de indulgências, veneração e mediação de santos e de familiares de Jesus, etc. Mas a Reforma Protestante só começou religiosa, depois tomou aspectos políticos e econômicos. Uma das ramificações deste movimento são os Evangélicos, onde muitas denominações destes são ditas marcadas pelo extremismo religioso e a exploração financeira de fiéis, o que é combatido e criticado por muitos outros deles. Muitas denominações ditas evangélicas são seitas que escolhem o que seguir na bíblia e acrescentam outras sem fundamento bíblico. O principal conflito entre Católicos e Protestantes hoje encontra-se na Irlanda do Norte. CONSIDERAÇÕES FINAIS A melhor religião é aquela que segue um deus superior, que ama a todos e trata a todos de igual forma. O resto é fanatismo e controle de massas. “Se Deus não existisse seria necessário inventá-lo” Voltaire Até uma próxima oportunidade.

Por: Agnaldo da Silva Lima Neto

Sobre o Autor - Palestrante e escritor. Possui curso de Policiamento Comunitário pela SENASP; Patrulha Escolar Comunitária, Pronto-Socorrismo, Abordagem Socio-psicológica da Violência, Psicologia da Sociedade, Combate a Incêndios, Controle de Distúrbios Civis entre outros pelo Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Paraná; curso de Inglês pelo Centro Israelita de Curitiba; Teologia pelo ITQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.