28 fevereiro 2012

Notícias do Crato - 28/02/2012


Risco de inundação no Rio Grangeiro será debatido nesta terça-feira em Crato

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará realiza, nesta terça-feira, dia 28, reunião sobre o risco de inundação no Município de Crato e o papel da Defesa Civil. A reunião terá a presença de integrantes da Defesa Civil Estadual. O intuito é dialogar com os diversos segmentos da sociedade cratense. A reunião ocorrerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (localizado no calçadão da Rua José de Alencar - Centro), a partir das 8 horas e 30 minutos. Mais informações com Paulo Klecius Botelho de Oliveira na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato SEMAC, pelo telefone 88 3586 8011.

Crato instala 300 armadilhas para colher ovos do mosquito de dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está atuando de forma intensiva na prevenção e combate da dengue na cidade, com alerta para o período de chuvas e orientação da população para atuar. Há duas semanas que a Coordenação de Endemias está realizando um trabalho de pesquisa em vários bairros, desta vez com a instalação das ovitrampas, armadilhas para colher os ovos do mosquito, antes mesmo da fase larvária, evitando a reprodução.

Para isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o Plano de Intensificação de Combate à Dengue tem sido fortalecido desde o início do ano, com os ciclos de visitação nas residênbcias, orientação da população, e a atuação da Mobilização Social junto à comunidade.

Segundo Marcos Aurélio, foram colocadas em residências de vários bairros da cidade, onde os índices de infestação são maiores, cerca de 300 ovitrampas. Bairros como Seminário, Batateiras, Misericórdia, Pinto Madeira e Cacimbas receberam as armadilhas, que toda semana são observadas pelos técnicos.

Mas, o coordenador do setor de Endemias destaca a sociedade como o principal agente da guerra contra o mosquito, já que mais de 90 por cento dos focos são encontrados dentro das residências. Ele convida as comunidades a travarem uma batalha contra o mosquito e eliminar a dengue do Município.

Crato sediará a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

'Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS' é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º. de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos.

A gestão da Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems. O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO

Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.