27 fevereiro 2012

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 27/02/2011


URCA requisita linhas de financiamento para o ‘trade’ turístico local, do Governo Federal

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em contato com o Gabinete da Presidência da República, sugeriu a criação de linhas de financiamento para os setores ligados ao ‘trade’ turístico local e o incentivo de novos negócios, voltados ao Projeto Geopark Araripe, administrado pela Instituição. Ano passado, o projeto foi apontado pelo Ministério do Turismo como um dos quatro principais roteiros turísticos do Ceará e um dos principais do Brasil, numa revista de cunho nacional, onde são apontados roteiros de todos os estados da federação. Em resposta a solicitação da Universidade, o chefe de Gabinete do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidente da República, Dilma Rousseff, Álvaro Henrique Baggio, afirma que o expediente foi encaminhado para o Ministério do Turismo para ser analisado.

No Roteiro Turístico, são incluídos como principais atrativos a cadeia de artesanato; a serra do Horto, em Juazeiro; o Museu de História Natural, no Centro do Crato; Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; Pedra da Coruja, Museu de Pedra, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, dentre outros. Ainda classifica a Bacia do Araripe como um dos principais roteiros do período cretáceo da terra. A região é especial, segundo o roteiro, pelos achados geológicos e paleontológicos e abriga um oásis verde em meio à caatinga.

Governo autoriza concurso para contratação de 168 professores temporários pela URCA

Foi aprovado pelo Governo do Estado, edital para seleção de 168 professores temporários para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Os docentes irão atuar na Unidade Descentralizada de Iguatu, que conta com quatro cursos da Instituição.

O edital, segundo a Reitora Otonite Cortez, que esteve recentemente participando de reunião em Fortaleza, sobre autorização das vagas para o concurso, encontra-se em análise na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplag). A Universidade aguarda a publicação em edital, em breve, para a divulgação das datas de inscrição e realização do certame. A perspectiva é que ainda aconteça durante o mês de março.

"Ceará Faz Ciência" inicia período para inscrições de trabalhos

Estudantes apresentarão trabalhos relacionados com a vocação natural de cada região. No Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia Começou o período para inscrições de trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. Coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a iniciativa vai popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. O projeto conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

O período para a submissão dos projetos iniciou dia 15/02/2012 e vai até 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo, duas páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

O Ceará Faz Ciência se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

Estímulo à vocação natural das regiões - Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento tanto para a interiorização da C&T, quanto para a melhoria do ensino e o despertar de vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Para inscrições e mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência:
http://eventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466 | sct@sct.ce.gov.br

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2612
www.urca.br – Crato, 27 de fevereiro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.