07 fevereiro 2012

Juazeiro estará presente no maior evento tecnológico do mundo


A
Campus Party – Foi criado em 1997, na Espanha, a Campus Party é simplesmente o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo milhares de pessoas para debater os principais temas em cada um destes universos. Suas centenas de atividades, divididas entre palestras, debates e oficinas, fazem da Campus Party uma experiência única. Através de seus palcos nascem e são analisadas as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica. Um dos maiores eventos de tecnologia chega em sua 5ª edição no Brasil com uma grande novidade: o evento Educaparty.


O Educaparty, que teve sua primeira edição em Valência, na Espanha, é um movimento que visa aproximar a educação dos avanços das recentes inovações em tecnologias digitais. A Fundação Telefônica levou um grupo de educadores, especialistas, pesquisadores, gestores e universitários das mais variadas cidades brasileiras para vivenciar a intensa programação da Arena e da Área Expo e também participar de uma programação diferenciada, especialmente elaborada para esse público. Professores de sala de aula, gestores técnicos e especialistas na área de Educação e Tecnologia terão a oportunidade de juntos apreciarem as atividades e compartilhar suas experiências e desafios durante o evento.

A professora multiplicadora Antônia Lucélia Santos Mariano da 19ª CREDE de Juazeiro do Norte foi convidada para integrar esse grupo de educadores participantes de projetos educativos através da Fundação Telefônica-Vivo. O Educaparty também terá sua própria grade de programação com conteúdos e atividades relacionadas à Educação na Cultura Digital, além de momentos de integração entre os participantes desse movimento.

O maior acontecimento de tecnologia e internet do mundo inaugura 2012 pronto para celebrar seu quinto ano no Brasil e ocupar 64 mil m² do Anhembi Parque, a nova casa da Campus Party na cidade de São Paulo de 6 a 12 de fevereiro de 2012.

Assim são programados os mais importantes espetáculos, e assim é programada a Campus Party Brasil. Quando estas distintas figuras sobem ao palco principal, o evento para suas atividades e se dedica à apresentação destes nomes de peso.

Michio Kaku, o "físico do impossível", é, hoje, o principal porta-voz da física teórica no mundo. Com pesquisas que englobam desde a Teoria de Tudo, até a Teoria de Campos de Cordas, da qual é co-criador, Kaku busca revolucionar e desvendar os mistérios do universo através de simples equações. Professor na Universidade da Cidade de Nova Iorque, já escreveu nove livros que fizeram dele uma referência para inúmeros programas de televisão e documentários.

Sugata Mitra é pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, e professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT). É considerado um dos maiores estudiosos do mundo na área de tecnologia educacional. Em 1999, realizou um experimento conhecido como “Hole in the Wall”, que consistiu na colocação de um computador com acesso à Internet num buraco de um muro em local público em uma favela em Nova Delhi, na Índia. Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, autonomamente, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador. Depois, umas ensinavam as outras a navegar. O professor repetiu o experimento em outras localidades e tem comprovado que crianças podem aprender interagindo com as telas digitais, mesmo sem a necessidade de uma orientação formal e presencial. À convite da Fundação Telefônica, Sugata Mitra abrirá oficialmente as atividades do EducaParty na Campus Party Brasil 2012.

Neil Harbisson é um artista visual e compositor britânico, Presidente da Fundação Cyborg. Em 2004 ele se tornou a primeira pessoa reconhecida como um ciborgue por um governo. Harbisson possui acromatopsia, que é uma condição visual que o obriga a ver o mundo em preto e branco desde seu nascimento. Desde seus 20 anos tem instalado um olho eletrônico na cabeça chamada eyeborg, permitindo que reconheça as cores. Em 2010 ele fundou o Cyborg Foundation, uma organização internacional para ajudar os seres humanos a se tornam ciborgues e defender os direitos dos ciborgues.

Vince Gerardis é co-fundador da Created By, que representa grandes nomes da literatura em ficção científica, fantasia e terror. Sua empresa foi pioneira na criação de novas formas de tratar de copyright e de novas estruturas de negócios em mídia e tecnologia. Vince já trabalhou com estúdios de grande calibre como Dreamworks, New Regency e Fox Studios. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o filme Jumper e a premiada série da HBO Game of Thrones, adaptação do livro de George R.R. Martin. Atualmente está tentando emplacar o primeiro grande estúdio de Hollywood financiado por fãs, o Grok Studio

Dave Haynes é vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SoundCloud, a principal plataforma de audio que permite a qualquer pessoa capturar, registrar e compartilhar seus sons através da web. Com a experiência de uma década na indústria musical, Dave trabalha atualmente na vanguarda das tendências da música digital, sendo responsável pelos mundialmente conhecidos OpenMusicMedia e Music Hack Day. Trata-se de um dos jovens empresários de música mais importantes do Reino Unido e é um palestrante frequente em vários eventos de TEDxCardiff para o SXSW.

Kul Wadhwa é Diretor Gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, sendo responsável pela expansão de atividades, parcerias estratégicas e novas plataformas ligadas à instituição. Possui mais de uma década de experiência no gerenciamento e desenvolvimento de negócios, incluindo cargos em uma grande variedade de empresas de tecnologia e instituições como a Stanford University. Graduado em Ciências Políticas e com mestrado em Políticas Internacionais, Wadhwa fala um pouco de português, sabe preparar caipirinhas e brilhou com sua palestra na edição 2011 da Campus Party Brasil.

Ricardo Oliveira

Julien Fourgeaud é Product Manager & Business Development da empresa Rovio, responsável pelo sucesso do jogo Angry Birds, o aplicativo de entretenimento de maior sucesso em 2010. Iniciou sua carreira através de consultorias para empresas de dispositivos móveis, além de trabalhar na Fundação Symbian e na Nokia. Quer saber como você pode ser o criador de uma nova febre como o game dos passáros bravos? Então não perca mais este grande momento da Campus Party Brasil.

Alex Bellos é escritor, radialista e especialista em matemática, ciências e América do Sul, além de possuir a rara capacidade de tornar a matemática ainda mais relevante e divertida. Seu livro "Alex no País dos Números" foi indicado ao Prêmio Samuel Johnson da BBC de não-ficção, e para o Galaxy National Book Award, sendo traduzido para 20 idiomas diferentes. Também é autor de "Futebol: The Brazilian Way of Life", obra frequentemente listada como uma das dez melhores sobre futebol. Não por acaso, Bellos também foi autor da biografia do eterno Rei Pelé. Em sua palestra, Bellos também irá interagir com Ricardo Oliveira, jovem nascido no interior do Ceará e que se tornou bi-campeão da olimpíada brasileira de matemática, colocando promessa e realidade frente a frente..

Por:Beto Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.