09 fevereiro 2012

Grupo de Xilógrafos Cratenses compartilhará com jovens paulistas



Grupo XICRA (Xilográfos do Crato) http://xicra.wordpress.com/
Integrantes: Carlos Henrique Soares, Adriano Brito, Maércio Lopes, Franklin Lacerda.

Projeto de intercâmbio gráfico financiado pelo Ministério da Cultura através do Programa Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais - 8 ª Edição. Partindo do sul do Ceará os artistas do coletivo XICRA (poetas e gravadores ligados à Academia dos Cordelistas do Crato) compartilharão com jovens na cidade de São Paulo seu conhecimento sobre uma gráfica ligada à tradição do cordel que se vincula a uma prática de trabalho coletivo e de intervenção urbana com xilogravura.

Trata-se de propor a grupos de jovens preferencialmente entre 16 e 25 anos momentos de produção coletiva, workshops e intervenções urbanas para unir as práticas da gráfica tradicional com as chamadas práticas contemporâneas, como a intervenção em espaços públicos. A partir da documentação destes momentos se produzirá um caderno (O fio da xilo) com o qual essa experiência poderá ser ainda desdobrada e levada a jovens em outras regiões.

Com isto se espera gerar o duplo movimento de divulgar entre jovens em São Paulo a cultura do cordel e a atualização da prática xilográfica que hoje acontece no nordeste do Brasil e de estimular com o compartilhamento da experiência, através do caderno O fio da xilo, que posteriormente mais jovens, principalmente na região do nordeste, se envolvam com a xilogravura.

http://fiodaxilo.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.