28 fevereiro 2012

2 Milhões e Meio de Reais jogados na Lata de Lixo - Canal já começa a se desmanchar

.
http://3.bp.blogspot.com/-QROLQ9DiUcY/T00t4T2eJtI/AAAAAAAAfKo/gmhWT9bHKDE/s1600/canal_caindo3.jpg


No dia 28 de Janeiro de 2011, uma enxurrada destruiu grande parte do canal do Rio grangeiro na cidade de Crato. Imediatamente, o prefeito da cidade reuniu uma comitiva e viajou à Brasília, onde a muito custo, conseguiu 4 milhões de reais com o Ministério das Cidades para a sua recuperação. O Governo Federal, naquela época, disponibilizava verbas emergenciais para cidades que haviam sido prejudicadas pelas enchentes. Esse dinheiro foi creditado nas contas da prefeitura do Crato e por uma órdem "superior" e misteriosa, teve que ser repassado para o Governo do Estado do Ceará, que iria reconstruir o canal.

Licitação foi feita e a construtora Coral ganhou o certame. À partir daí obras de caráter duvidoso, começaram na cidade. A verba de 4 milhões foi dividida em 2 partes, uma de 2 milhões e meio e outra de 1 milhão e 500 mil reais. Diversos engenheiros criticaram as obras que vinham sendo realizadas durante o ano de 2011, e já atestavam a sua fragilidade: Na verdade, alegaram que estava sendo utilizado pouco cimento, uso de gabiões ( espécie de gaiola cheia de pedras amarradas com simples arames ), que segundo muitos, não irão resistir às chuvas e à correnteza que como todo cratense sabe, é capaz de arrastar pedras até o tamanho de um automóvel, fato bastante comum e documentado ao longo da história da cidade.

Passado hum ano da tragédia, a obra não foi finalizada. Foram gastos os primeiros 2 milhões e meio de reais, e agora, já nas primeiras chuvas do ano, mesmo em partes próximas onde o trabalho foi realizado, começou a ceder. Conforme fotos tiradas no dia de hoje ( 28/02/2012 ) pelo repórter Wilson Bernardo, constata-se a fragilidade. Em nas áreas recém-construídas, o espaço terá de ser refeito.

Resta saber que rumo as autoridades e a população irão tomar à partir de agora, já que outros "4 milhões de reais" não se conseguem assim da noite para o dia, nem a população do Crato aguenta mais que se brinque dessa forma com coisas sérias. A tragédia do dia 28 de Janeiro de 2011 deixou desabrigados e comerciantes que até hoje não foram completamente ressarcidos material ou psicologiamente. Afinal de contas, essas obras do canal possuem seguro ? Tem "MONEY BACK GUARANTEE" ? Ou seja, como nas principais obras e negócios do mundo, "A satisfação do cliente ou o seu dinheiro de volta?"


As fotos mostradas hoje pelo repórter Wilson Bernardo apontam para uma certeza: A de que estão tripudiando sobre a boa-vontade da população do Crato. As fotos revelam a Insensatez e a arrogância de um governo eleito para solucionar os problemas do povo, mas ao invés disso, tem causado ainda mais dissabores. As fotos mostram muito mais do que imagens. São o atestado do DESCASO e da INCOMPETÊNCIA tão patentes em não poder solucionar o problema a que se propôs, do Canal do Rio Grangeiro em Crato, pondo em risco toda uma população que confiou o seu destino nas mãos dessas pessoas.

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Wilson Bernardo
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Um comentário:

  1. Quero aqui informar que o Prefeito Samuel Araripe,atravez da Sec.de Infra estrutura já concertou o local,no começo da tarde de hoje,amanhã teremos fotografia do mesmo local já com os reparos necessarios,evitando assim maiores trastornos a população...

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.