18 janeiro 2012

Um novo Parque Ecológico para o Crato - Por Jose Ronald Brito


No entorno da cidade do Crato, além da chapada do Araripe, não existe um recanto mais bonito do que o babaçual do sitio Palmeiral, que pertenceu ao brigadeiro Macedo, no Bairro da Cruz.

Quem se aproxima dele, vindo da chapada, de Farias Brito ou de Juazeiro, depara-se com o que resta daquele recanto coberto de pés de babaçu, plantados simetricamente. Aqueles troncos alinhados já ultrapassam dez metros de altura e suas palmas como flechas agudas varam o ceu cratense.

Acredito que o prefeito deveria tombar a area, para não mais permitir a derrubada das essencias, pois já só resta metade do bosque inicial. Ali poderia ser criado um parque Ecologico, onde tambem seriam plantadas mudas de outras especias da flora local, tais como: ipês, aroeiras, jatobás, etc. O lugar ganharia equipamentos para exercicios e lazer, beneficiando assim a comunidade e visitantes. Se continuar a Vilauta crescendo morro abaixo e o Bairro da Cruz morro acima, em muito pouco tempo o Rio Grangeiro será novamente estrangulado com o inevitavel prolongamento do canal, que tantos problemas já causou a cidade.

Fonte - Jornal do Cariri.
FOTO: Embora na reportagem original omitiram o nome do autor, a foto é do Heládio Teles Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.