05 janeiro 2012

Sementes do Programa Hora de Plantar são entregues no Cariri


Na última segunda-feira [2], as sementes do Programa Hora de Plantar começaram a ser distribuídas no Cariri, devido à região ser a primeira onde o inverno começa no Ceará.

O programa distribuirá mais de 3,8 milhões de toneladas de sementes em todo o Ceará. O Cariri recebeu aproximadamente 920 toneladas de grãos e cerca de 29 mil produtores rurais serão beneficiados. Também serão entregues no Estado, mais de 1,5 mil cúbicos de maniva de mandioca, 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar, 46.905 mudas de cajueiro anão. Nas outras regiões cearenses, a distribuição será ainda este mês. No Cariri, serão investidos mais de R$ 3,3 milhões.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme] ainda não deu seus prognósticos, mas mesmo assim, os agricultores do Cariri querem plantar o quanto antes, com as primeiras chuvas de janeiro. De acordo com o gerente regional da Ematerce, Elcileide Mendonça, na segunda quinzena de janeiro deverá estar saindo o primeiro boletim da Funceme, e na primeira semana de fevereiro, o segundo.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, José Hildo Silva, a orientação técnica dada para os pequenos produtores é começar a plantar após a orientação da Funceme, mas no Cariri, a partir da segunda quinzena de janeiro os agricultores normalmente começam a plantar. No Crato, as sementes começaram a ser distribuídas e os agricultores esperam apenas molhar o chão para enterrar as primeiras sementes.

* Com informações da Aprece
Yuri Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.