01 janeiro 2012

Planos de saúde terão que cobrir 69 novos procedimentos a partir deste domingo - Por J Tavares.

A partir deste domingo (1º), as operadoras de planos de saúde terão que oferecer cobertura para mais 69 procedimentos médicos. Entre os novos serviços estão 41 cirurgias por vídeo, como a cirurgia bariátrica (de redução de estômago) e a de tratamento de refluxo gastroesofágico. Com o acréscimo, a lista passa a ter 3.132 procedimentos.

Outras novidades são a ressonância magnética para pessoas com câncer, o tratamento de doença ocular com aplicação de injeções e o uso de medicamentos especiais em casos de artrite reumatóide, além do uso de novas tecnologias para o tratamento de pacientes com câncer de colo retal com metástase.

A lista completa de procedimentos pode ser acessada no site da ANS. A agência criou um buscador em que o usuário poderá pesquisar se o procedimento que precisa fazer está coberto pelo plano de saúde.

O rol de novos serviços beneficia os usuários de planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à nova legislação. De acordo com a ANS, a inclusão das novas coberturas não levará a aumentos imediatos no valor das mensalidades. O impacto financeiro das mudanças será avaliado, e caso justifique reajuste, esse só será feito em 2013.

As operadoras de planos de saúde que não cobrirem os procedimentos listados pela ANS estão sujeitas à multa de R$80 mil. Para denunciar o descumprimento de procedimentos da lista, o consumidor pode ir a um dos núcleos da ANS ou ligar para o Disque ANS, no número 0800 701 9656.


Fonte (Agência Brasil)

3 comentários:

  1. Essa é uma ótima notícia, Tavares. Estou precisando fazer uma OCT - Tomografia por Coerência Óptica para os olhos, devido ao meu problema e a UNIMED não cobre, custa 700 reais. Brincadeira, meu amigo ?

    Ô País sem controle...

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, amigo Dihelson vamos buscar/exigir os nossos direitos e, em caso negativo, vamos denunciar junto a ANS e demais órgãos responsáveis.

    Um grande abraço.

    TAVARES.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que o órgão é a ANS. Pelo menos eu não sabia que o usuário poderia denunciar diretamente. O nosso problema é que nós somos muito desinformados sobre os nossos direitos e exercer a nossa cidadania. Antigamente tínhamos aqui uma coluna "Conheça os seus Direitos", acho que era o Leopoldo Martins que escrevia. Muito interessante, mas ele me disse que foi ficando atarefado, e parou de escrever. Falei até com ele outro dia, que disse que quer voltar a postar, mas tá sem muito tempo. É todo mundo nessa correria...

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.