01 janeiro 2012

Os povoadores Efetivos do Cariri na visão do Padre Antonio Gomes - Antonio Correia Lima – TOINHO (*)


Na qualidade de historiador e pesquisador da área de genealogia, em especial, das famílias que deram origem à região do Cariri, não posso deixar de ressaltar a minha admiração pelo excelente trabalho do Padre Antonio Gomes.
Vendo A CIDADE DE FREI CARLOS ( 1971) no subtítulo “MITO DA DESCENDÊNCIA” ( da p. 104 a 112) que o nobre pesquisador diz que “de 1703 a 1800 aproximadamente 70 pessoas requereram e obtiveram , em datas e sesmarias, terras no Vale do Cariri”. Mas que na verdade essas pessoas “não se fixaram e radicaram em seus sesmos. Neles não constituíram família nem pessoalmente valorizaram a terra”.
Que esses sesmeiros “ agiram à distância, de seus domínios longínquos. Alguns por meio de prepostos temporários. Todos venderam suas terras sesmeiras a retalho, a prepostos, a rendeiros, a colonos espontâneos que iam chegando ao vale. Estas categorias de compradores é que foram os povoadores efetivos do vale. Que Vale do Cariri os que, de 1714 a 1725, requereram e obtiveram terras residiam nos vales do Jaguaribe , do São Francisco e nas Alagoas”.
Nesse sentido, Padre Gomes ressalta apenas uma exceção, que é o caso da família Alencar, que descende de Leonel de Alencar Rego que era genro do sesmeiro Antonio de Sousa Gulart, que em 1718 já estava fixado no Salamanca ( hoje Barbalha).
Finaliza dizendo que “em verdade, não descendemos dos sesmeiros oitocentistas, e, sim, dos que lhes adquiriram as terras sesmeiras – os povoadores efetivos do Cariri.
Vedo a relação de nomes que o Padre Gomes diz serem os verdadeiros povoadores do Cariri,( os detentores de patentes )fico a pensar onde entram na história aquelas famílias simples que foram os verdadeiros desbravadores da nossa região.
Padre Gomes fez a sua parte, agora farei a minha, dando continuidade na descoberta dos descendentes dos nomes citados abaixo, como também, dos que foram deixado de lado no árduo trabalho do sacerdote, afinal de contas, quem povoou a região não foram apenas os coronéis.
Vejamos a relação dos principais patriarcas do Cariri, segundo Padre Gomes fundamentada em vasta documentação da época.
Alexandre Correia Arnaud(Capitão); Antonio da Cruz Neves (Tenente); Antonio Gonçalves Dantas (Capitão),; Antonio José Batista e Melo (Tenente - coronel); Antonio Lopes de Andrade (Coronel); Antonio Macedo Pimentel. Antonio Manuel de Jesus (Capitão); Antonio Moreira dos Santos (Capitão); Antonio Pereira Gonçalves Martins Parente; Antonio Pereira de Brito(Capitão),; Antonio Pinheiro Lôbo, (Capitão), situado no Vale em 1734; Arnaud de Holanda Correia (Sargento – mor ) Bartolomeu Martins de Morais (Capitão); Caetano Gonçalves de Souza(Alferes; Coronel Luiz Furtado Leite e Almeida (Tenente); Domingos Álvares de Maros (Capitão – mor ); Domingos Gonçalves Sobreira (Capitão), Domingos Paes Landim (Capitão); Francisco Xavier das Chagas (Capitão); Francisco de Magalhães Barreto e Sá (Capitão), sediado no Cariri em 1744; Francisco Ferreira da Silva, (Capitão), sediado no vale em 1736; Francisco Gomes de Melo (Capitão); Francisco Pinto da Crus (Capitão); Francisco Roberto de Menezes (Sargento – mor ); Gonçalo Coelho de Sampaio (Alferes), sediado no Vale em 1748; Gonçalo de Oliveira Rocha (Tenente); Gregório Pereira Pinto (Tenente); Inácio de Figueiredo Arnor, (Capitão), sediado no Vale em 1735; João Correia Arnaud (Capitão); João Fernandes de Morais (Alferes); João Gomes Leitão(Capitão); João Machado Jorge; José de Sá Souto Maior (Capitão),, situado no vale em 1744; José Dávila de Figueiredo (Capitão); José de Caldas Costa; José de Oliveira Rocha ( Tenente); José dos Montes e Silva (Ajudante), situado no Vale em 1739; José Paes Landim ,(Capitão),, sediado no Vale em 1731; José Pereira Mascarenhas (Capitão); José Quesado Filgueiras Lima (Tenente); Luiz da Rocha Pita (Capitão); Manuel Cardoso Viana (Capitão); Manuel de São João Madeira (Doutor); Manuel Gonçalves Parente; Manuel Prudente do Espírito Santo (Tenente); Silvestre Ribeiro da Silva (Capitão); Simão Cabral de Melo(Alferes), fixado no Vale em 1743.
• Antonio Correia LIMA – TOINHO é graduado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA- 2008, e se dedica ao estudo genealógico da Região do Cariri. É editor Blog ALGUMAS FAMÍLIAS CARIRIENSES.

Um comentário:

  1. Obrigado ao Armando, Carlos Edicardo, Otília, Toinho e os demais por segurarem a peteca aí por esses dias. Tenho estado adoentado e tratando de me restabelecer para a plena operação aqui no Blog do Crato.

    Abraços,
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.