Edição de 11 a 17 de novembro de 2011
Luciano Huck entrevistando "seu" Higino no centro de Crato
Pense num “auê”
Nunca antes na história do Rabo da Gata e do Alto da Penha (dois bairros centrais de Crato) se tinha visto acontecimento igual. O dado concreto é o seguinte: na última terça-feira, dia 8, o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, chegou a rua da Grota (oficialmente Rua Padre Sucupira) casa nº 338, residência de “seu” Antônio Higino. Este é comerciante ambulante e utiliza uma Kombi – caindo aos pedaços, porquanto fabricada há 26 anos – utilizada nas vendas dos seus variados produtos. O velho veículo tem pintado, na lateral, um sugestivo slogan: Aqui o lascado tem vez...
Orgulho de ser cratense
No seu programa “Caldeirão do Huck”, transmitido às tardes dos sábados, Luciano Huck incluiu um quadro denominado “Lata Velha”. A produção do mesmo selecionou “seu” Antônio Higino para ganhar uma “reforma” na sua velha Kombi. A première foi a cena de terça-feira última. No cruzamento da Rua José Marrocos com Fábio Melo, os cinegrafistas da Globo filmaram a entrevista de Luciano Huck com “seu” Higino. O apresentador voltará outra vez a Crato para entregar a Kombi totalmente recuperada. Quando esse dia chegar – aí sim – o povo do Rabo da Gata e do Alto da Penha encherá a Rua Duque de Caxias. E aos gritos de “ele merece, ele merece” os bravos descendentes dos “guerreiros da tribo Cariri” terão seu fugaz momento de glória. Pois serão vistos – ao vivo e em cores – para todo o Brasil. É isso aí. “A Globo se liga em você”...
O Cariri é uma festa

Acontece nesta sexta-feira (11) a abertura da 13ª Edição da Mostra SESC Cariri de Culturas. Até o próximo dia 16 as cidades do sul-cearense servirão de cenário para as mais diversas manifestações artísticas e culturais, como espetáculos de dança, teatro, exposições, shows, mostras de cinema, entre outras atrações. Todos os hotéis da Região Metropolitana do Cariri estão lotados. Isso resultou em dificuldades para acomodar os 18 bispos cearenses – que chegaram na manhã desta sexta-feira a Crato – para participar da reunião do Regional Nordeste-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB. A solução foi hospedá-los em casas de famílias. Mas, enfim, pela décima terceira vez os caririenses terão uma semana de muitas atrações, as quais levarão pelo Brasil a fora, a fama desta região tão rica em tradições e manifestações culturais...
Aqui me tens de regresso
O jornal “A Ação”, órgão da diocese de Crato que circulou entre 1939 e 1985 – e estava há 21 anos inativo – voltou a ser publicado. No dia 1º de novembro veio a lume o primeiro exemplar da nova fase de “A Ação”. Agora com periodicidade mensal, a cargo da Pastoral de Comunicação–Pascom, esta coordenada pelo jovem padre Luciano Brito, um cratense que é administrador paroquial de Brejo Santo.
Crato ganha nova emissora de rádio
A Rádio Jangadeiro FM de Crato será inaugurada no início de 2012. Os estúdios da nova emissora ficarão localizados numa casa – que está sendo reformada para tal fim – na Rua Dr. Leandro Bezerra Monteiro, a poucos passos do Parque de Exposição de Crato. A nova emissora integra a holding do Grupo Jangadeiro de Comunicação, proprietário da Televisão e Rádio Jangadeiro FM de Fortaleza, além da futura emissora de televisão em Sobral, e outras duas FMs – ambas em fase de instalação – nos municípios de Crateús e Quixeramobim.
Os humildes serão exaltados
Dom Fernando Panico lançou nova Carta Pastoral com o objetivo de preparar as comemorações do centenário de criação da Diocese de Crato. No final da carta consta este parágrafo: “Podemos saudar e reconhecer a menina Benigna, a criança de 13 anos que no dia 24 de outubro de 1941, há setenta anos, foi assassinada no Distrito de Inhumas, Município de Santana do Cariri, preferindo antes morrer a ofender a Deus pecando contra a pureza. Desta menina Benigna – chamada de Mártir da Pureza – já iniciamos o Processo de Beatificação, nesta Diocese. Se Deus quiser, não vai demorar muito, assim esperamos, a nossa Diocese de Crato contará com uma Santa Mártir, reconhecida pela Igreja Católica e beatificada”...
Jornada Mundial da Juventude

Chegarão a Crato – no próximo mês de fevereiro – os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude–JMJ. São eles: uma cruz de madeira de 3,8 metros – muitos a chamam de Cruz dos Jovens – e um Ícone da Virgem Maria (réplica de um antigo e sagrado ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, encontrado na primeira e maior basílica dedicada a Mãe de Deus no ocidente, a de Santa Maria Maior, em Roma). Ambos os símbolos foram doados aos jovens pelo Papa João Paulo II, com a finalidade de simbolizarem as Jornadas Mundiais da Juventude. A próxima JMJ será realizada no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Virou faroeste?
Lembram-se do que disseram alguns ministros de Dilma prestes a caírem por corrupção? Wagner Rossi (o ex-da Agricultura) foi taxativo: ”estou firme como uma rocha”. Orlando Silva (o ex-do Esporte) foi peremptório: “sou indestrutível”. Agora, o ministro Carlos Lupi (pense num cabra macho!) tornou-se o mais enfático de todos. São deles essas declarações: “Daqui só saio na bala”; “morro, mas não jogo a toalha, sou osso duro de roer”.
Mas Lupi agora é a bola da vez
Demorou, mas chegou a vez de Carlos Lupi. Ele pois será o 7º ministro da “herança maldita”– recebida por dona Dilma – a ser defenestrado do ministério. O sinal de que os dias dele – no ministério do Trabalho – estão mesmo contados foi ele afirmar “ter recebido da presidente Dilma a orientação de continuar trabalhando e se defendendo das acusações”. Ora, Dilma sempre age assim antes de decepar a cabeça de um ministro. Foi assim com os outros seis anteriores, todos “firmes como uma rocha” e “indestrutíveis”...
Já era
As agências de notícias divulgaram hoje que o Palácio do Planalto passou toda a semana respondendo indagações de órgãos públicos e solicitações feitas por revistas semanais e jornais diários (PiG puro!) sobre suspeitas de o ministério do Trabalho ter favorecido ONGs “amigas” com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O que pouca gente sabe é que – por ordem de Dilma – o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, já assumiu de fato as atribuições que restam ao esvaziado Ministério do Trabalho. E como já estamos em clima natalino, o mais provável é que só em janeiro, ocorra a saída de Carlos Lupi, junto com o anúncio da fusão do ministério do Trabalho com o da Previdência Social. Depois tudo continuará como sempre: uma república onde o Judiciário legisla, o Legislativo executa e o Executivo se preocupa em aparelhar ministérios e empresas estatais a serviço do seu partido político...
Realidade nua e crua
Mais uma vez, o relatório da ONU sobre o Índice de Desenvolvimento Humano–IDH deixou o Brasil em maus lençóis. Nosso país é, ao mesmo tempo, a 10ª economia do mundo (PIB de US$ 2 trilhões) e ficou com a 84.ª colocação em matéria de qualidade de vida entre 147 países avaliados. Suprema humilhação: o Brasil está bem atrás de seus vizinhos, Argentina, Chile e Uruguai. A contradição é flagrante e revela o altíssimo grau de concentração de renda que persiste na frágil democracia brasileira. De acordo com o IBGE, 52% da mão de obra ativa ganha por mês de um a dois salários mínimos.
Desgaste do governo
O ex-presidente Lula, mesmo doente, veio a público manifestar sua irritação pela 84ª classificação do Brasil no IDH. Faltou algum “aspone” dizer ao ex-presidente que só “bolsa-família” não resolve o problema dos brasileiros. É preciso investir em saneamento básico, melhorar a saúde, educação e segurança públicas, combater a corrupção... Se isso fosse feito, o Brasil – com certeza – melhoraria sua posição na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano, criteriosamente feito pela ONU.
Mas para compensar
O Brasil já é o terceiro colocado no mundo no ranking de fraudes bancárias digitais. Segundo dados da Synovate, com o crescimento do uso dos internet bankings (uma rotina utilizada hoje desde a micro até a grande empresa), o Brasil virou um dos líderes no número nesse tipo de crime, hoje um dos mais visados pelos bandidos em todo o mundo.
Torpedos
–Neste sábado, dia 12, Billy Paul –– um dos maiores “soulmans” da música norte-americana – fará show no Crato Tênis Clube. Melhor ainda: durante o show haverá espaço para uma apresentação do conjunto musical “Os Águias”, de Barbalha.
– Bem que a novidade poderia pegar pelas bandas da conurbação Crajubar! Um juiz de Teresina (PI) proibiu as lojas daquela capital tocar, em seus sistemas de som, a música “Então é Natal”, de Simone. Aqui no Cariri, todo mês de dezembro, as emissoras de rádio saturam seus ouvintes com essa musiquinha melosa e sem graça...
– Dom Fernando Panico designou o bispo emérito de Petrolina, dom Paulo Cardoso, Vigário Geral da Diocese de Crato para as Romarias de Juazeiro do Norte. Na qualidade de bispo emérito, dom Paulo não tem mais compromissos eclesiais com sua antiga diocese. Já como Vigário Geral para as Romarias, colaborará diretamente com dom Fernando Panico no planejamento e realização das peregrinações ao Padre Cícero.
– A Diocese de Crato se prepara para comemorar o centenário de sua criação em 2014. O Ano Jubilar será comemorado a partir de 20 de outubro de 2013. Os preparativos ficarão a cargo de três comissões: Histórica, Reflexão e Celebração.
– No seu discurso de posse a presidente Dilma disse uma frase emblemática: “Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras." Pois é. O Instituto Gallup acaba de classificar o Brasil na 47ª posição em ranking de liberdade de imprensa. E ainda tem “companheiros” e “camaradas” chamando de Partido da Imprensa Golpista–PiG a imprensa brasileira!
– A equipe econômica do governo federal já admite a hipótese de um crescimento negativo do PIB brasileiro neste último trimestre de 2011.Se isso for confirmado o PIB deste ano ficará um pouco abaixo dos 3%.
– O município pernambucano de Araripina ganhou destaque nacional nas estatísticas do trânsito de veículos. Lá existem 13 mil motos para 80 mil habitantes. Uma para cada 6 pessoas. E uma média de 120 acidentes por mês, com até 4 mortes. É isso o que dá nesta ruma de motos que circulam por aí...
– No próximo dia 9 de dezembro, 17 seminaristas concluem o curso de Teologia no Seminário São José de Crato e estarão aptos a serem ordenados sacerdotes. É a maior safra de novos padres já produzidos num único ano naquele velho educandário! Eles são provenientes das seguintes dioceses: 6 de Crato, 3 de Iguatu, 3 de Cajazeiras (PB), 3 de Salgueiro e 2 de Petrolina (as duas últimas localizadas em Pernambuco).
