
Dia 10 de Outubro de 2011
Tudo muda

Pujança à vista
Não tem como negar. Saltam aos olhos a transformação que vem experimentando – para melhor – a região do Cariri. E não é só a conurbação Crajubar que vem experimentando um aquecimento na sua economia. Quem visita Brejo Santo, Missão Velha e Mauriti observa também um progresso sem precedentes naquelas cidades. Investimentos de empresas privadas e do governo estadual, (sem falar nos projetos de construção da ferrovia Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco, que se arrastam há mais de oito anos) estão movimentando algo em torno de R$ 500 milhões na economia caririense.
Projeto Cidades do Ceará
Levando em conta o que foi dito acima, o atual governo do Ceará criou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central. Trata-se de uma experiência-piloto, a qual, se aprovada, será estendida às demais regiões do Estado. Operacionalizada pela Secretaria das Cidades, o projeto tem como finalidade dotar a Região do Cariri de uma infraestrutura de bens e serviços, evitando que a população procure a capital do Estado, hoje centralizadora do desenvolvimento econômico do Ceará. O Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central contempla os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Pedro Cabeção
O cratense – gozador por natureza – já denominou o Projeto Cidades do Ceará–Cariri Central de “Pedro Cabeção”. Isso por conta da expressiva centralização das obras previstas para Juazeiro do Norte. Na verdade, a maior parte dos investimentos públicos – estadual e federal – como Hospital e Aeroporto Regional, Universidade Federal, Avenida do Contorno, Roteiro da Fé, Centro Multifuncional de Serviços, dentre outros, vêm sendo canalizados para a pujante Terra do Padre Cícero. No tocante aos investimentos privados, eles, praticamente, são direcionados 100% a Juazeiro do Norte.
Só lembrando
E para quem não sabe quem foi “Pedro Cabeção”, eis aí a informação, da lavra do presidente do Instituto Cultural do Cariri, Manoel Patrício de Aquino: “Há alguns anos viveu em Crato um tipo popular chamado Pedro Cabeção. Este possuía, além da macrocefalia (o crâneo mais desenvolvido do que o corpo) outras bem visíveis deformações anatômicas, as quais, no entanto, não despertava a mínima curiosidade de ninguém, pois o importante mesmo era a sua enorme cabeça, que lhe valera a alcunha. Pois bem, meu caro leitor, o Ceará de hoje, mais do que nunca, lembra-me o miserável Pedro Cabeção. Estado pobre. Paupérrimo. Com sua enorme e disforme cabeça (Fortaleza e a Região Metropolitana) e aleijões pelo resto do sofrido corpo”... Qualquer semelhança com a Região Metropolitana do Cariri não é mera coincidência!
Centenário da Diocese de Crato 1
São várias as sugestões para compor a programação comemorativa do centenário de criação da Diocese de Crato, a ocorrer entre outrubro-2013 a outubro–2014. Uma delas é a implantação do Centro de Cultura Frei Carlos Maria de Ferrara, projeto já aprovado pelo Conselho Presbiteral da Diocese de Crato. O centro será constituído pelo Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes (já em funcionamento) e pelo futuro Museu de Arte Sacra Dom Francisco de Assis Pires. Outra ideia que ganha corpo é a realização de um evento sobre o cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. Este evento teria como palestrantes os professores Virgílio Arraes, Oscar Beozzo, João Batista Libânio e monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo, atual reitor do Santuário Eucarístico Diocesano, que foi estudante em Roma, à época da realização do Concílio (1962-1964), e do qual acompanhou de perto.
Centenário da Diocese de Crato 2
Dentro da programação do Centenário da Diocese, dois eventos já estão garantidos para nela constar. Um é a realização – entre 7 a 11 de janeiro de 2014 – em Crato, do 13º Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O outro evento será a solenidade consagração da igreja-matriz de Nossa Senhora da Penha como Catedral da Diocese. O que ocorreu é que a nossa catedral, em cem anos utilizando esta denominação, nunca foi consagrada – dentro da liturgia católica – como Igreja-Mãe da Diocese de Crato. Dom Fernando Panico deverá, em 2014, preencher essa lacuna...
Lá de nós

Chamem o Meirelles de volta
No fim de setembro o governo brasileiro já tinha ultrapassado o limite fixado para suas metas para a área econômica para 2011. Incluindo a previsão da inflação. A continuar com a atual política de juros baixos, em 2012 a inflação vai estourar. Semana passada, até o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu: o PIB brasileiro está em baixa e a inflação em alta. Grande Tombini: e isso é novidade? Como se ninguém tivesse reparado ou deixado de sentir no bolso... Vade retro!
No mais
A arrecadação cresce e a carga tributária deve bater novo recorde! Pois é, e com toda essa fartura nos cofres do erário – que vem acontecendo há quase nove anos de governos dos “cumpanhêro” – o caos na saúde, na educação e na infraestrutura (assim como as denúncias de corrupção) só fizeram foi aumentar. E a presidente Dilma ainda chegou a afirmar – em recente entrevista na TV Record – que é o próprio povo brasileiro quem vai pedir novo imposto para resolver o problema da saúde...

O deputado Cleber Verde (PRB–MA) – da “base de sustentação” do governo, é claro! – apresentou um “brilhante” projeto na Câmara Federal! Dito projeto estabelece que em 2014 as férias escolares devam coincidir com a abertura e o encerramento da Copa do Mundo de Futebol. É pouco deputado! Que tal incluir no seu projeto outras medidas? Tipo assim: que durante a copa ocorra um recesso parlamentar. Ou então, umas férias coletivas para os juízes. Ou, ainda, feriados bancários no dia que o Brasil entrar em campo...
Pense numa conquista!

Curtas
– A greve dos professores municipais de Barbalha chegou hoje ao 38º dia. E o prefeito José Leite (PT) não apresentou nenhuma contraproposta para encerramento do movimento grevista.
– O Regional CNBB-Nordeste 1 vai se reunir em Crato no período de 11 a 15 de novembro próximo. Dezessete bispos diocesanos deverão se encontrar no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Grangeiro.
– O Governo do Brasil financia nova estrada de 420 milhões de dólares... Na Bolívia, do “cocaleiro” Evo Morales. Enquanto isso o trecho Farias Brito-Várzea Alegre (que inexplicavelmente continua sendo de responsabilidade federal) continua sem receber, sequer, uma meia sola da “operação tapa-buracos”.
– Comentário ouvido em Crato, em plena Praça da Sé: “A crise na Grécia tá feia. A população de lá amanheceu hoje com greve nos bancos, correios e até nas escolas”... Deve ser horrível viver num país desse!
