Vão-se os anéis...
É pena! Mas as duas casas da instituição católica
Fraternidade de
Aliança Toca de Assis, que funcionavam em Crato, estão encerrando suas atividades, nesta cidade, e os religiosos retornando a São Paulo. Uma das casas era do ramo masculino, destinada ao acolhimento de moradores de rua. A outra – do ramo feminino, de vida contemplativa, – funcionava no sítio Romualdo, na estrada Crato–Arajara.
Ficam os dedos...
A sede que abrigava o ramo masculino (localizada na estrada Crato-Santa Fé, Km 1,5 – Sítio Boa Vista) será aproveitada provisoriamente – a partir de outubro próximo – como casa recuperação para jovens que se envolveram com drogas. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Católica Boa Nova, em parceria com a Diocese de Crato (leia-se: dom Fernando Panico). A sede definitiva dessa casa de recuperação de dependentes químicos será construída no sítio Palmeirinha dos Vilar, no distrito de Ponta da Serra.
Sabe o Metrô do Cariri?
Pois é! Dois anos depois de entrar de funcionamento, o chamado
Metrô do Cariri opera com passageiros abaixo do planejado. Servindo à população de Juazeiro do Norte e Crato, as duas maiores cidades da Região Metropolitana do Cariri – somadas, ambas abrigam mais de 370 mil habitantes – o
Metrô do Cariri transporta apenas mil e oitocentos pessoas por dia. A previsão era transportar – pelo menos – 5 mil passageiros por dia. Várias causas contribuem para essa ociosidade. Dotado de poucas estações, o
Metrô do Cariri não pode levar seus usuários até aos bairros periféricos (os mais populosos) de ambas as cidades. Façanha que é feita – praticamente pelo mesmo preço cobrado no metrô – pelos ônibus e “topics” (sempre abarrotados de pessoas) que usam o percurso Crato– Juazeiro do Norte (e vice-versa), pois deixam os passageiros próximos aos seus destinos.
Já em Sobral...
Lá é outra coisa! Diferente do Metrô do Cariri, o de Sobral (ainda em construção) terá 11 estações e 2 ramais, nos seus 12,2 quilômetros de extensão. Melhor ainda: lá, o primeiro ramal (com 6,4 quilômetros) vai compartilhar a linha de cargas já existente, o que não acontece no Cariri. E o segundo ramal do metrô sobralense (com 5,7 km), vai ligar a indústria Grendene (mais de 17 mil operários) aos bairros Cohab III e Dr. Euclides, este o mais populoso da Princesa do Norte (pode ser comparado aos bairros do Seminário – em Crato ou ao Romeirão – em Juazeiro– ambos não contemplados com estações pelo Metrô do Cariri. A previsão é que o Metrô de Sobral transporte 8 mil passageiros/dia. Sobral tem 180 mil habitantes, ou seja, a metade da população de Crato e Juazeiro do Norte, somadas.
Metamorfose ambulante
E o prefeito
DR. Manoel Santana, hein? Sabendo como o povo gosta de ver as praças de sua cidade

bem conservadas – e dentro da estratégia de tentar recuperar a popularidade que um dia teve em Juazeiro do Norte – Santana
(foto à direita) ordenou serviços de melhoramentos nas três praças do entorno da capela do Socorro, onde está sepultado o Padre Cícero. As obras incluem: corte da grama, pinturas de todos os bancos, conserto do piso, meio-fio, canaletas, postes e canteiros. A inciativa se estenderá, em breve, aos entornos dos canteiros próximos à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e das igrejas nos bairros Salesianos, Franciscanos e São Miguel.
Xô, complexo de inferioridade!
A conurbação Crajubar e as demais cidades que formam a Região Metropolitana do Cariri estão com os dias contados para se livrar de um complexo de inferioridade: o de não existir por aqui uma filial da cadeia mundial de McDonald’s... Segundo o jornal O Povo, o maior franqueador do McDonald’s no Ceará – Adolfo Bichucher – vai instalar duas bandeiras dessa marca multinacional em Juazeiro do Norte. Uma ficará no Cariri Shopping (assim que sejam concluídas as obras de ampliação desse centro de compras, previstas para abril de 2012). O outro McDonald’s caririense será instalado no novo Shopping Juazeiro Open Mall... Chique!
Tá feia a coisa
Graças à imprensa, os poucos brasileiros que leem jornais e revistas semanais ficam sabedores da roubalheira generalizada que tomou conta do país nos últimos anos. Com destaque para alguns políticos e espertalhões que vivem a surrupiar o dinheiro público, aquele proveniente dos impostos que pagamos. Mas, – dói dizê-lo – infelizmente, a sociedade brasileira perdeu a virtude da indignação ante esse estado de coisas. Anos atrás, a “brava gente brasileira” ainda saía às ruas para protestar contra presidentes corruptos (Collor); para pedir eleições diretas para a Presidência (“Diretas Já”) ou exigir “moralidade pública”... Ultimamente, nas poucas vezes que o povo saiu às ruas ou foi para participar de “Passeata Gay”, ou para pedir a liberação da maconha. O que mostra o estágio de putrefação moral dominante hoje na sociedade brasileira. Triste!
Curtas
-- Depois da inauguração do Hiper Bompreço está faltando agora entrar em funcionamento as demais lojas previstas para o Shopping Center Juazeiro Open Mall. Ainda não foi marcada a data oficial de inauguração dessas lojas.
– Dom Fernando Panico viaja neste sábado, dia 6, para a Europa. Passa uma semana na pequena cidade de Tricase, sul da Itália – sua terra natal – em visita a um irmão enfermo. Depois, dom Fernando toma depois o rumo da Espanha, onde participará – em Madri – da
Jornada Mundial da Juventude, entre 16 e 21 do corrente mês. Por falar em Tricase, numa igreja daquela cidade está sepultado Dom Giovanni Panico – tio de dom Fernando – que foi cardeal e Núncio Apostólico (embaixador) do Vaticano em diversos países.
– A capela do Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato,
(foto ao lado feita por Martim Affonso Laet Rafael)que não contava com restauro de seus elementos havia cerca de cinquenta anos, terá concluída – esta semana – a completa restauração porque passou. Durante meses, tudo ali foi meticulosamente e fielmente recuperado na sua originalidade: gradis internos de madeira, bancos, pintura do forro, conserto das portas, vigas de concreto para fortalecer as paredes, dentre outros. Hoje, a capela de Santa Teresa é o templo católico de Crato que melhor conserva seu projeto original. Aleluia!
– Juazeiro do Norte será sede – nos dias 11 e 12 deste mês – do 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher. O evento será realizado no Memorial Padre Cícero e terá a presidência da ministra Hellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal–STF. A esposa do governador Cid Gomes, Maria Célia Habbib Moura Ferreira Gomes, participará do seminário, na condição de patronesse.
– Duas homenagens oficiais pelo Centenário de Juazeiro do Norte estão agendadas. A primeira acontecerá no próximo dia 15, às 09:00h, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. E no dia seguinte, 16 de agosto, às 14:00h, será a vez do Senado da República, em Brasília, homenagear a Terra do Padre Cícero.
– A Inglaterra – que sediará as Olimpíadas de 2012 em Londres – já está com mais de 90% das obras concluídas e sendo testadas, exatamente um ano antes do evento. Melhor ainda: o governo inglês anunciou que as obras custaram menos (eu escrevi: “menos”) R$ 4,5 bilhões do que foi orçado inicialmente. Enquanto isso, num “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014... Cala-te boca!
– E por falar em Copa do Mundo, alguém ainda lembra o nome da bola na Copa realizada na África do Sul, em 2010? Acertou quem disse: “Jabulani”. A coisa pegou. Um locutor esportivo carioca aproveitou a audiência do seu programa e pediu sugestões – aos ouvintes – para o nome da bola na próxima Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Ganhou – disparado – a sugestão: “Roubolani”...
– O Diário Oficial da União adotou o vocábulo “presidenta” nos atos e despachos de dona Dilma Rousseff, ali publicados. As feministas do governo gostam de “presidenta”, enquanto outros (a maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão Afinal os veículos de comunicação têm a obrigação e a ética de escrever e falar certo. Mas, como manda quem pode (e obedece quem tem juízo), e a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada é de “Presidenta”. E ponto final.