Uma novidade na câmara municipal do Crato quando os vereadores retornarem as atividades legislativas em agosto próximo. O vereador Nadelson Lopes ( Dede da Granja ) do PSDB, líder do prefeito Samuel Araripe estará licenciado sem remuneração por um período de 120 dias e no seu lugar assumirá o primeiro suplente do partido e hoje diretor da Fundação J. de Figueiredo Filho, o advogado George Macário de Brito que, também assumirá a liderança do prefeito no legislativo.
George Macário é filho do ex-prefeito do Crato, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual de saúde, Humberto Macário de Brito. É a primeira vez que assume uma cadeira na câmara municipal e já apronta seu plano de trabalho como legislador. George disse que está tranqüilo no que se refere ao desempenho da função de líder do chefe do poder executivo municipal e acredita que não vai ter problemas uma vez que todos os vereadores são seus amigos e os possíveis debates acirrados que porventura aconteçam fazem parte da democracia brasileira.
Por ser uma republica, o poder no Brasil é dividido em três instituições: o judiciário, o executivo e o legislativo, esse ultimo tido como o mais próximo do povo e suas comunidades. Até o chefe do executivo depende dele para governar. São os legisladores responsáveis pela fiscalização da aplicação correta dos recursos alem de aprovarem leis que melhorem a vida da população. Em se tratando de município, a primeira Câmara Municipal no Brasil foi criada em 1.532, quando Martim Afonso de Sousa fundou a Vila de São Vicente, litoral de São Paulo. Naquela época, os vereadores não eram eleitos, mas nomeados pelo chamado “homens bons”, ricos proprietários de terra.
Fonte: Wilson Rodrigues - Repórter - Colaborador
Blog do Crato - O crato na Internet - 6 Anos no Ar.