Desenho: Heládio Teles Duarte
Texto de Dihelson Mendonça:Finalmente, após muito tempo, estou começando a sentir um sentimento de COMUNIDADE CRATENSE, da imensa família que produz para o Crato, que torce por nossa cidade. Desde o professor ao Político, desde o cronista ao artista plástico, nós fazemos parte de uma grande família.
A família que escreve a história desta cidade; A família que estava lá no dia da abertura da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo; A Família que estava lá na homenagem que o Cariri Encantado fez aos artistas; A família que estava no Teatro Salviano Saraiva no dia da abertura da Semana do Município; A família de professores da URCA; Do Colégio Diocesano; A família dos Advogados, dos médicos que duramente construíram seu nome na região do Cariri.
A família que batalha pela Arte e Pela cultura e não deixa a peteca cair. Esta imensa família, grandiosa que de alguns anos para cá tem carregado nos ombros a responsabilidade de tirar o Crato do atoleiro para a modernidade, trazendo o que antes tínhamos e foi perdido por 2 décadas de atraso, descaso e incompetência, de elevar o Crato no Cenário da Região do Cariri e do Ceará.
É essa família de gente conhecida que é o símbolo do Crato que nós queremos unir numa imensa corrente do bem, que vai lutar por tudo de bom para nossa cidade, desde a música de qualidade no Rádio, a conseguir verbas para os espaços culturais, a asfalto, calçamento, saneamento, e tudo que a nossa cidade precisa, independente de corrente política, mas sobretudo, por amor a esta terra de Frei carlos Maria de Ferrara. Essa mensagem eu trago de forma especial, neste dia 21 de junho, em que se comemora o dia do município. E esse desenho maravilhoso de cores fortes, de otimismo, será a bandeira da nossa luta, de que é possível reunir as pessoas de bem da nossa cidade, rumo a um futuro brilhante. É dessa união que estamos precisando. É desse otimismo misturado ao trabalho diário de que eu falo.
Parabéns, Dr. Heládio, por tão brilhante idéia e homenagem ao Crato. Este será o símbolo da nossa luta pela união da família cratense.
Salve nobres lutadores do Crato: Armando Rafael, Heládio Teles, Divani Cabral, Antonio Vicelmo, Jurandir Temóteo, Nezim Patrício, Zé Nilton Figueiredo, Carlos Rafael, Huberto Cabral, Dihelson Mendonça, Claude Bloc, Edilma Rocha, George Macário, Danielle Esmeraldo, Edson Vilar, Josane Garcia, Sergio R. Bastos, Amilton Silva, Amarílio Carvalho, Almério Carvalho, L.C Salatiel, Bola Bantim, Rosemberg Cariry, Gabriella Federico, Alexandre Lucas, Chrystian Marques, Janinha, Iderval Silva, Heron Aquino, Carlos E. Esmeraldo, Magali Esmeraldo, José Milton Arraes, Camila Arraes, Antonio Morais, Miguel Costa Barros, Vicente Almeida, Cesar bandeira de Melo, Prof. Augusto ( urca ), José Flávio Vieira, José do Vale, Dr. Raimundo O. Borges ( In Memorian ), Raimundo Bezerra Filho, Samuel Araripe, Mônica Araripe, Pe. Edmilson, Pe. Rocildo, D. Fernando Panico, Pedro Esmeraldo, e centenas de outros cratenses maravilhosos que não foram mencionados, mas que merecem todo o nosso respeito e saudação.
Dihelson Mendonça