Acho que pela intimidade e amizade que garantimos ao longo de muito tempo juntos, posso tratar o pessoal dessa administração como amigos e companheiros. É com muito bons olhos que não somente eu, como toda a população do Crato aplaude essa excelente iniciativa do nosso prefeito em tentar corrigir os problemas do asfalto da nossa cidade antes da Semana do Município e antes da EXPOCRATO para receber bem os visitantes. Isso é praxe entre todo governo seja municipal, estadual e federal. Mas é até um feito heróico no Crato, porque tudo está sendo feito com recursos próprios e não do governo do Estado e nem da União. Por isso, o meu aplauso.
ENTRETANTO, UMA SUGESTÃO:Prezado Zé Muniz, por favor, asfalte e conserte aquele buraco no pé da ladeira da Pres. Kennedy, na Vila Silvestre. Aquilo é um absurdo. Os buracos ( são 2 enormes agora ) estão tão grandes, que qualquer veículo que passar ali vai quebrar a suspensão. Os motoristas estão tendo que desviar para não cair naquelas verdadeiras crateras.
A Administração Samuel Araripe poderia evitar um desgaste ENORME junto à população, se cuidasse dos problemas da cidade quando eles ainda estão pequenos. Não precisa de milhões de dólares para resolver certas coisas. Por exemplo, deixar que um buraco chegue à aquelas proporções, àquele tamanho, se vai ter que ser feito mesmo, porque demorar a começar ? Isso só traz desgaste desnecessário. Quantas pessoas eu já ouvi reclamando daquilo ali, quantos e-mails nós não já recebemos ? muitos.
A Mesma coisa é o buraco defronte à Expocrato, que dizem que tem uns 8 anos de existência ( garantiu o Prof. Augusto, da URCA ). Eu não consigo entender, secretário ZÉ MUNIZ, de Obras, porque que esses buracos ainda não foram consertados se basta ter uma vontadezinha de consertar a cidade. De todas as secretarias, a que eu considero a mais importante é a de obras, porque são coisas que a população enfrenta no dia-a-dia. Uma coisa que todo dia as pessoas passam, caem nos buracos E XINGA, não pode ficar daquela forma, não é verdade ? Vocês não fazem idéia do prejuízo moral que essas pequenas coisas causam à imagem.
Solicito a compreensão do poder público, pois nossos carros estão se destruindo naquele buraco ali da Pres. Kennedy, e eu sei que custa tão pouco pra consertar, antes que nossos carros se desmanchem. Porquê a demora, meus caros amigos ?
Dihelson Mendonça
DAVI FRANÇA ARARIPE ( Chefe de gabinete ) RESPONDE À NOSSA PERGUNTA:
"Ao amigo Dihelson,

Primeiramente quero dizer que sua reclamação é muito justa e a administração municipal sabe o transtorno que este buraco que o senhor se refere está causando aos cidadãos que por ali passam.
O prefeito Samuel Araripe sempre se preocupou em oferecer ao cratense uma malha viária em boas condições e por isso vem investindo bastante nesse setor, na sua gestão o Crato recebeu o maior programa de recuperação asfáltica da história, até hoje quase 200 ruas foram asfaltadas e outras 200 foram calçadas.
Infelizmente as chuvas não trazem apenas boas safras, elas trazem também vários contratempos e um deles são os buracos na cidade, concordo que esses buracos devem ser “tapados” o mais rápido possível, porém com responsabilidade, não adianta executar um serviço durante o dia e a noite, com a chuva, esse mesmo serviço ser desfeito, seria jogar dinheiro público pelo ralo e por esse motivo é que o serviço de recuperação é feito apenas quando as chuvas diminuem.
O senhor é sabedor que esse ano teve um volume e período de chuva maior que o normal e os danos foram muitos, o prefeito Samuel, logo que houve a diminuição das chuvas, determinou que fosse feita a recuperação de toda malha viária da cidade e há duas semanas esse serviço vem sendo realizado, algumas ruas estão recebendo recapeamento total e em outras está sendo realizado o “tapa buraco”. Acredito que a rua que o senhor se refere é a Hermenegildo Firmeza, ela será totalmente recapeada, possivelmente na próxima terça-feira e aquele buraco na expocrato já foi consertado.
Acredito que o bom administrador público deve está preparado para enfrentar as dificuldades e receber as criticas da população com naturalidade, extraindo delas o melhor para, no momento ideal, e sem precipitações, atendê-las.
O prefeito Samuel e o secretário José Muniz, têm muita vontade de resolver os problemas da nossa cidade e com esse objetivo é que trabalham diariamente e incansavelmente, muitas vezes passando noites sem dormir, você e eu somos testemunhas disso.
Um grande abraço, Davi F. Araripe Cariri.TRÉPLICA:Prezado amigo Davi, agradeço a sua pronta resposta, mas devo dizer que o buraco em questão, já tem pelo menos 31 anos de existência. Vai e volta. Segundo Dr. procópio, é uma galeria que vai cedendo, a SAAEC conserta e ela volta a afundar. Fica a 4 metros do pé da ladeira. O próprio prefeito Samuel Araripe me disse que já caiu diversas vezes naquele buraco. Nós que residimos na Vilalta e Vila Silvestre trafegamos toda hora por ali, aguardamos portanto a solução deste problema.
Na verdade, agora há dois buracos enormes, um na Hermenegildo Firmeza, e esse outro já no início da ladeira ( Depois eu postarei as fotos ). Seria bom se fosse consertado de uma vez por todas. No mais, eu concordo contigo quanto à quadra invernosa e a impossibilidade de realizar todos os consertos. Espero que agora que pararam as chuvas, os buracos possam ser consertados. Poderíamos listar aqui inúmeros outros, como por exemplo, o asfalto da Rua dos Cariris, que está imprestável, com cortes profundos de 4 em 4 metros, praticamente intransitável. Também lastimável está aquela rua que vem da última ponte do canal, e passa pela cadeia pública, próximo à R. André Cartaxo, onde há inclusive um quebra-molas e logo em seguida, vários cortes profundos no asfalto que nunca foram refeitos. Os carros precisam passar ali quase parando para não se desmancharem.
Um outro ponto que merece atenção há anos, é aquela rua que sai quase defronte à estação rodoviária. Ali, há uma vala imensa no asfalto, que prejudica muito os automóveis ( e é uma via que vai ser muito usada para se chegar à Expocrato. Outro ponto que merece ser trabalhado é na R. Vicente Leite, próximo ao restaurante "Pirão de Costela". Ali há uma vala imensa há muitos anos, que inclusive já quebrou a suspensão do meu carro, porque a vala é torta, os carros passam com um pneu de cada vez. Absurdo! - Essa vala é usada para escoamento das águas da rua próxima, mas poderia ser facilmente resolvida colocando um cano por baixo do asfalto. Contando com as providências que sei que serão tomadas, agradeço a sua participação.
Joatan, o chefe do Demutran, certa vez nos disse que déssemos as dicas do que poderia ser feito para melhorar a cidade. Ele é muito receptivo e sensível aos apelos da população. Espero que o Zé Muniz possa também seguir a mesma linha de raciocínio. Joatan inclusive, disponibilizou números de telefone e um e-mail para a população entrar em contato direto e pediu que eu publicasse aqui, coisa que farei posteriormente.
Abraços,
Obrigado.
Dihelson Mendonça