A prefeitura do Crato está discutindo com a Policia Militar, Ronda do Quarteirão. Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Transito ( DEMUTRAN ) e a Guarda Municipal, a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal ( G G I M ) que é um órgão que vai trabalhar em parceria com essas instituições no sentido de buscar maior canal de interligação entre todos os órgãos que fazem a segurança publica jurisdicionada em todo o município, atuando de forma preventiva no combate ao vandalismo, crimes contra o patrimônio publico e outras ocorrências de natureza policial.
O projeto já foi apresentado aos comandantes da V Companhia de Policia Milita, major Paulo Hermann e o do Departamento Municipal de Transito, Luiz Joatan de Sousa que acharam interessante a idéia e consideraram o G G I M um braço forte dos órgãos que cuidam da segurança publica no município. O major Paulo Hermann colocou o laboratório de informática da V Companhia a disposição para formação e melhor qualificação profissional da Guarda Municipal. Luiz Joatan de Sousa disponibilizou todo o aparato técnico do demutran como base de apoio na implantação e efetivação do projeto.
O secretário de administração e planejamento municipal do Crato, Cristiano Siebra Felício Calou disse que a expectativa maior é de ver o município inserido no Programa Nacional de Segurança Publica e Cidadania ( PRONACI ). Segundo ele a implantação do Gabinete de Gestão Integrada vai credenciar o município do Crato a receber recursos do Ministério da Justiça para melhor aparelhamento e capacitação dos agentes da Guarda Municipal objetivando uma prestação de serviços de qualidade junto a sociedade civil.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal, mesmo antes de ser implantado, já repercute positivamente junto às comunidades dos bairros do Crato, que são as que mais sofrem com a ação de vândalos que destroem praças, orelhões, iluminação publica e pichações em muros e paredes das residências. A dona de casa Maria Valentina Gonçalves Ribeiro, residente na Rua Lino Zabulon, centro da cidade, entende que o G G I M vai fortalecer o trabalho da policia e dos agentes da guarda municipal que atuarão como informantes das ações dos destruidores do patrimônio publico. O pedreiro Raimundo Santana Mendonça mora na Rua Padre Ibiapina no Bairro Alto da Penha e ver o projeto como excelente alternativa no tocante às melhorias da segurança policial na cidade.
Por: Wilson Rodrigues - Repórter e Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet