Nota do Editor: Até o Google dá suas "Ratadas"...
Blogger fica fora do ar e irrita usuários em todo o mundo. A maior rede de blogs do planeta, o Blogger, que hospeda milhares de websites, entra em colapso e retorna após quase 24 horas, trazendo artigos de 2 dias atrás. Blogs criados nas últiams 24 horas também foram completamente perdidos.
Com o aviso “O Blogger não está disponível no momento” estampado em suas páginas de edição, entrou em colapso desde a tarde de ontem, 12 de maio, o Blogger, o maior sistema de blogs do planeta, que havia entrado em uma manutenção de rotina no dia anterior. Até a manhã de hoje ( 13 ), milhares de blogs em todo o mundo não tinham qualquer previsão de quando iriam retornar à normalidade, já que as informações espalhadas pela internet eram desencontradas, alguns falavam em horas, e outros mais extremistas, em prazos de até 10 dias, o que está deixou muita gente furiosa.
Já no início desta tarde, o sistema retornou, mas com uma infeliz surpresa para os usuários: Todas as postagens que haviam sido feitas no dia 12, foram perdidas, bem como os blogs criados nesta data também. ( A nossa sorte do Blog do Crato, é que temos o Backup do Jornal Chapada do Araripe e conseguimos "salvar" muitos artigos, porém, não todos ).
Havia sido anunciada uma manutenção de rotina nos seus servidores para o dia 11, porém haviam também informações desencontradas de que o google ( proprietário do Blogger ), estaria implantado o novo sistema de layouts e edição, que já estava em processo de desenvolvimento no seu site Blogger in Draft ( Blogger em rascunho ). O Blogger também vinha recebendo constantes ataques de spams nos comentários de muitos blogs.
Até a manhã de hoje, todos os blogs apresentavam conteúdo de vários dias atrás, e ao se clicar em qualquer ítem de edição, aparecia uma mensagem de que o Blogger estava em manutenção e disponível apenas para leitura, além de uma mensagem da empresa se desculpando com seus clientes.
Segundo pesquisa realizada pela pingdom em 2010, o Blogger é um dos serviços de maior permanencia no ar e livres de problemas até hoje. A empresa, que foi comprada pela GOOGLE em 2003, se popularizou pela facilidade em se criar e manter um blog, quando comparada a outras plataformas como o WORDPRESS, o seu maior rival, que é um sistema bem mais poderoso de ferramentas para blogs, porém um pouco mais complicado de usar, para o usuário iniciante.
LEIA MAIS:
“Blogger”, uma palavra criada pela Pyra Labs,é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.
O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no BlogSpot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.
Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.
O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o “Jump Break”, que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.
Por: Dihelson mendonça ( www.chapadadoararipe.com )
Com informações adicionais do Blogger e Wikipedia