Vereadores discutem possível retirada de órgãos públicos do Crato e "possível" sucateamento da cidade por parte do Governo Cid Gomes.

Segundo o artigo, que pode ser visto algumas páginas atrás no Blog do Crato, órgãos como a EMATERCE, DER, Junta Comercial, SEFAZ, SEMACE, COGERH,UFC e muitos outros, irão para um novo Centro criado pelo governador Cid Gomes em Juazeiro do Norte, que aglutinará numa só cidade, a maioria dos órgãos importantes do cariri, seguindo portanto, na contramão da definição de uma Região Metropolitana correta, em que todas as cidades participantes devem se desenvolver por igual.
Segundo o projeto do novo centro, apresentado com documentos fornecidos pela própria secretaria das cidades do governo estadual, conclui-se que se realizado daquela forma, a cidade pólo irá paulatinamente sugar todas as outras, que estarão fadadas a desaparecerem, e a se transformarem em meros bairros da cidade pólo.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal do Crato, desta segunda–feira, dia 09 de maio, um dos assuntos que fomentaram a discussão no plenário foi um comentário feito pelo secretário do Meio Ambiente do Município, Nivaldo Soares, no Blog do Crato, acerca de um projeto da Secretaria das Cidades do Estado, intitulado de “Diretrizes Iniciais para o Plano de Uso e Ocupação do Centro Multifuncional de Serviços do Cariri”, a ser inplantado, na cidade de Juazeiro do Norte. Neste espaço, serão instalado diversos órgãos dos Governos Estadual e Federal, inclusive, alguns que funcionam na cidade do Crato (Semace, Ibama, Urca). Mesmo o projeto necessitando de alguns esclarecimentos, à primeira vista gerou preocupação em diversos segmentos da sociedade cratense, pelo fato do Município ter acumulado, nos últimos anos, uma série de perdas, envolvendo órgãos públicos, serviços e empreendimentos particulares.
O Vereador Fernando Brasil (PSB) solicitou a presença de Nivaldo Soares na Câmara para que esclareça o comentário feito no Blog, quando colocou que o Governador Cid Gomes estava sucateando o Crato. Fernando afirmou que não acreditava nesta “história”, que para ele não passa de uma jogada política. Informou, ainda, que em conversa com o Deputado Federal – Baima (PSB) e o Deputado Estadual – Sineval Roque (PSB), ambos lhe garantiram que não existe a intenção do Governo Estadual em prejudicar o Crato.
O Vereador Pedro de Alagoano (PSB) disse que está havendo uma compreensão equivocado sobre o projeto. Para ele, o futuro Centro Multifuncional de Serviços do Cariri abrigará anexos de divdersos órgãos, no entanto, os setores administrativos permanecerão nas cidades, onde se encontram no momento. O Vereador conclamou a sociedade cratense para se organizar e, juntamentos com os poderes públicos trabalhar para que o centro seja construído, em Crato. “A gente fica preocupado, pois diversos órgãos que serão intalados neste futuro espaço de prestação de serviço, funcionam em Crato. Não estamos afirmando que sairão deste Município, mas, quem garante que não?” A colocação é do Vereador Luís Cory (PSC) que acrescentou que o povo precisa ficar bem informado para que não seja pego de surpresa. Ele solicitou a Mesa Diretora que convide o órgão competente para esclaresera população sobre os objetivos deste investimento público.
O Presidente do Poder Legislativo- Vereador Florisval Coriolano – (PTC) afirmou que seria interessante que o próprio secretário das Cidades, Camilo Santana, explicasse ao público, através da própria Câmara e dos meios de comunicação, sobre a implantação e logística do Centro. Com já fez diversos convites para Camilo e ele nunca atendeu, Florisval disse que sugeriu a um Vereador do seu partido que o convidasse para falar sobre o seu novo projeto.
“Eu sugerir que buscássemos as informações verídicas acerca deste assunto, para se ter uma ideia mais precisa do que é ganho e o que é prejuízo”, afirmou a Vereadora do PSB, Joana Pedroza, lamentando que o melhor seja sempre destinado à cidade vizinha, talvez em função da distância desta com a Capital, 5km mais próxima que o Crato, hironizou a Vereadora.
O Vereador Dacio Luís de Sousa (PSDB) disse que irá convidar o secretário do Meio Ambiente do Município, Nivaldo Soares, a participar da próxima sessão, para que ele informe sobre o que sabe, em relação a este projeto.
Em Tempo:
O Vereador Fernando Brasil, disse que "não acreditava nesta “história”, que para ele não passa de uma jogada política. Informou, ainda, que em conversa com o Deputado Federal – Baima (PSB) e o Deputado Estadual – Sineval Roque (PSB), ambos lhe garantiram que não existe a intenção do Governo Estadual em prejudicar o Crato."
Convenhamos que é muita ingenuidade do Vereador Fernando Brasil acreditar naquilo que lhe dizem e não acreditar naquilo que ele mesmo pode ver e constatar por ações. Não é preciso ser nenhum "Gênio" para perceber as inúmeras manobras já realizadas, as inúmeras obras paralisadas na cidade de Crato, e mais essa agora, de um centro que reunirá em Juazeiro, os órgãos que funcionavam também na cidade de Crato. Será que todos estão CEGOS ? E por acaso, o nobre Dep. Sineval Roque, do lado do governo do estado, iria algum dia afirmar para o vereador Fernando, ainda que fosse verdade, que existe mesmo um plano para deixar o Crato de joelhos ? - Vamos deixar de acreditar em Contos de fadas, pessoal !
A alguns vereadores do Crato, é preciso menos ingenuidade, e ficarem atentos, pois o POVÃO está vendo HOJE quem está se posicionando contra a cidade do Crato. Logo mais, quando levarem esses órgãos para Juazeiro, DE FATO, e não tiver mais jeito, eu quero ver como é que vai ficar a imagem de alguns diante da opinião pública cratense e dos seus eleitores. Os políticos precisam pensar primeiramente no povo, antes de pensar em seus cartórios políticos. Enxergar a verdade dos fatos que vêm se arrastando por anos e décadas, exige um entendimento e observação claras, que muitas vezes não está acessível a todas as pessoas.
VEREADORES CRATENSES - AGORA É A HORA - O POVO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊS. DEPOIS, NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO, COMO FIZERAM COM A UFC.
Dihelson Mendonça
Com informações da Câmara Municipal do Crato