( Edição Revisada )
"A era do Jornal impresso está no fim, ou reservado ao nicho das pessoas que ainda não acessam a internet, o que é menor a cada dia. Em breve, todos no planeta terão acesso pleno à internet como têm acesso à pasta de dentes e ao sabonete. A informação hoje, exige velocidade e interatividade."
Dihelson Mendonça
Desde
1993, venho mostrando através de diversas crônicas, que com o advento da internet, que traz a notícia, a informação na velocidade do acontecimento, os meios de comunicação tradicionais precisam reformular urgentemente os seus métodos. Para alguns desses, penso que já é tarde demais. O que pode acontecer à partir de agora, é a migração dos meios tradicionais de mídia para a internet, num primeiro estágio, como tem acontecido com os jornais impressos; Posteriormente, haverá a fusão de várias tecnologias de informação e de distribuição de massa. O melhor exemplo disso são os Blogs e sites de relacionamento ( As Redes Sociais ), veículos de mídia que não existiam, e que se configuram como os grandes meios de informação, onde o tráfego e a interatividade são intensas. O rádio, veículo antes protegido e reservado a uma comunidade, um vilarejo, uma cidade, também está migrando para a internet, e por último, será a vez da TV digital, que demanda banda muito larga, mas a tecnologia está aí para resolver qualquer contratempo.
A tendência natural, também é que a internet seja distribuída e acessada em banda larga pelo telefone celular e outros dispositivos miniatura que aparecem a cada dia, como iPODs e outros, todos interligados à grande rede de alguma forma. Nem o Rádio nem a TV deixarão de existir na prática, mas serão apenas acessíveis por aparelhos ligados à grande rede, bem como qualquer pessoa poderá ter também a sua própria estação.
Na realidade, a internet proveu meios de interação dos leitores com aqueles que divulgam a informação, coisa antes impossível de se fazer por exemplo, num jornal impresso, onde o conteúdo é estático, e só atinge uma pessoa por vez. Na Internet, milhares ou milhões de pessoas podem ter acesso ao mesmo conteúdo simultaneamente. E o melhor, há uma democracia na informação, pois retira-se aquela aura de "o dono da verdade" do proprietário do jornal, e pode-se questionar qualquer assunto publicado.
Em todo o mundo nos dias atuais, as empresas de comunicação estão firmemente discutindo seu papel na sociedade, tentando encontrar novas fórmulas para tentar sobreviver nesse período de transição tecnológica. No momento em que temos todo o conteúdo de jornais impressos, como a tradicional Folha de São Paulo, O Globo, The New York Times, e outros, facilmente acessíveis e DE GRAÇA ( ou quase ), na ponta dos dedos, e poder sobretudo ( fato inédito ), comentar cada matéria, é muito improvável que ainda alguém vá querer ler um jornal de papel ruim, com fotos mal impressas, de layout duvidoso e francamente desorganizado.
Além do mais, a Internet trabalha com velocidade. É um sistema integrado, aonde o mundo é a comunidade maior, e pode-se participar do debate. Noticiários semanais são coisas inconcebíveis à modernidade, a não ser em forma de REVISTAS, que talvez seja um dos meios impressos a permanecer ainda por muito tempo, pois trata de assuntos genéricos, e pela diagramação, conteúdo e qualidade gráficas, ainda tem a simpatia do público. A notícia envelhecida não terá a menor chance. O Livro impresso será um dos únicos meios preservados nessa transição toda, tanto por um "saudosismo", ou "preciosismo" por parte dos fãs, como por uma das características do mundo moderno: A portabilidade. Apesar de que muitos ainda preferirão um E-book, ou livro eletrônico.
Já nesse ponto, a grande vedete da informação provavelmente serão os "Tablets", computadores portáteis que mais se parecem com uma prancheta, dos quais já existem alguns exemplares no mercado, como os iPADs da Apple. É forçoso acreditar que os jornais deixarão de existir no papel, migrando para os iPADs e meios semelhantes, com a facilidade da leitura, com portabilidade e velocidade na informação e em muito breve alguém poderá trafegar pelas ruas de uma metrópole e presenciar milhares de pessoas lendo silenciosamente o seu matutino predileto em seu "Tablet". Não acredita ?
Trago aqui uma pesquisa recente, realizada pelo Jornal Folha de São Paulo ( que tem sua própria edição Online também, portanto, concorre com ele próprio ), e fêz um questionamento aos seus leitores:
PESQUISA DE OPINIÃO - FOLHA DE SÃO PAULO
“Dos meios de comunicação que eu vou citar, qual você usa com mais frequência para se manter informado?”37% - Internet34% - TV aberta
12% - TV por assinatura
8% - Rádios
8% - Jornais1% - Revistas
Pesquisa Folha. Foram ouvidos 750 entrevistados em São Paulo.
Portanto, a ver-se os novos meios tecnológicos da informação e a extrema necessidade da velocidade que o mundo moderno necessita, poderemos a esta altura até passar distante da realidade imediata apresentada pelos gadgets pós ano 2010. Mas de uma coisa nós temos certeza: A era do Jornal impresso chegou ao fim. O seu desaparecimento das bancas em todo o mundo é apenas uma questão de anos, e no máximo, umas duas décadas, a começar dos centros mais adiantados para as regiões mais atrasadas do planeta.
Matéria: Dihelson MendonçaDados fornecidos pelo Jornal Folha de São paulo, através do site: "Rastreadores de Impurezas"