21 dezembro 2011

ZONA AZUL VAI DISCIPLINAR E MODERNIZAR O TRANSITO NO CENTRO DA CIDADE DO CRATO


Crato instala Zona Azul


O atropelamento é um dos mais graves acidentes do transito. Para evitá-lo é preciso que haja organização, educação do condutor do veículo e do pedestre e respeito as leis reguladoras. É com este pensamento que está sendo montada a nova engenharia para o transito do Crato e que será implantada logo que o governo do Estado entregue ao município as obras de requalificação urbana que estão sendo realizadas no centro da cidade. Conforme o diretor do Departamento Municipal de Transito, Luis Joatan de Sousa, a idéia é redimensionar, dinamizar e modernizar o fluxo de veículos nas ruas centrais. O plano consiste na implantação do sistema rotativo de estacionamento, denominado de zona azul que exige uma serie de providencias, tais como, sinalização horizontal e vertical, contemplando a organização dos mototaxistas, estacionamento gratuito para deficientes físicos e idosos e criar áreas prioritárias nas proximidades de farmácias e clinicas. Garantiu Joatan que o demutran está devidamente equipado para proceder a implantação do novo sistema. Para a demarcação das áreas foi adquirida uma maquina de sinalização viária que dispensa o trabalho manual feito com pincel.

De acordo com o projeto das reformas das praças, será terminantemente proibido estacionar carros e motos dos dois lados das Ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino, onde vai ser implantada a zona azul. Esclareceu o diretor do demutran que esse sistema poderá ser alterado e permitindo estacionamento do lado direito dessas vias. Outra modificação que está sendo estudada é a questão do embarque e desembarque de passageiros dentro da área zona azul o que poderá provar problemas na fluidez de veículos, haja vista a redução para seis metros na largura das ruas. E somente na Rua João Pessoa a engenharia está decidindo que não vai ser possível carga e descarga de mercadorias em horários comerciais e isto só será permitido após as 18 horas nos dias uteis e aos sábados após as 13 horas. Esclareceu ainda que os proprietários de carros e motos residentes nas áreas onde ficará a zona azul e que não possuem garagem não vão poder manter seus veículos estacionados gratuitamente frente as suas casas nos horários comerciais.

Outro assunto que está sendo discutido dentro do processo de montagem do novo plano de transito do centro do Crato, é em relação a instalação de semáforos nos cruzamentos de ruas de maior complexidade a exemplo da Zacarias Gonçalves com Teodorico Teles, São José com Coronel Luiz Teixeira e Tristão Gonçalves com Almirante Alexandrino. A idéia, explicou o diretor do demutran, é instalar seis semáforos até o final de 2012. Cada equipamento custa aproximadamente 32 mil reais, incluindo a instalação e isto só será possível graças a parceria com o Departamento de Transito do Ceará DETRAN, concluiu Joatan de Sousa.

Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador do Blog do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.