31 dezembro 2011

Notícias com CREDIBILIDADE ou as bobagens do Facebook ? - Você escolhe !


Prezados escritores,

Tendo em vista a rápida expansão das redes sociais, onde a informação é repassada de forma duvidosa e descontrolada, já que qualquer pessoa sem credibilidade escreve qualquer bobagem e espalha pelo mundo afora, achei por bem esclarecer aos nossos escritores e leitores do Blog do Crato qual a nossa responsabilidade daqui pra frente, e a grande diferença entre um verdadeiro site de notícias e as postagens feitas em Orkut e Facebook.

Estamos vivendo numa época em que a informação com credibilidade é um bem valioso para a sociedade. A rápida expansão das redes sociais na internet como o Orkut e o Facebook, que reúnem grande parte das pessoas de uma cidade e até de um país, trouxe à tona o velho debate sobre a importância da informação precisa.

O Método correto de escrever no Blog do Crato

Ao escrever para um site, Jornal ou Blog, deve-se sempre separar o que é uma NOTÍCIA, um relato correto de um fato, de um texto de opinião. A Notícia deve ser dada SEMPRE com toda a imparcialidade possível, em linguagem jornalística, sem apelar para "achismos" do escritor, informações duvidosas e macaquices que não contribuem em nada, principalmente, quando se está noticiando um fato ainda desconhecido do grande público. O texto em si, deve ser jornalístico, e quanto menos adjetivos, melhor!

Já se o texto é uma crônica, um texto de opinião, é outra coisa, escreve-se em primeira pessoa, ou seja, o escritor expõe as suas idéias, tece comentários, faz críticas e assina, sempre dentro da forma da crônica clássica, literariamente correta, sem bobagens, exageros, e dentro de uma educação padrão, de tal forma que esse texto possa ser publicado até em grandes portais, como a Folha de São Paulo e outros. Devemos primar pela qualidade. Sempre! Não devemos misturar nunca textos de notícias gerais com textos de opinião, principalmente para notícias ainda desconhecidas, porque vira algo tendencioso. Pode-se fazer um jornalismo de opinião também, mas há técnicas para isso, senão vira baderna. Tenhamos sempre por base, os grandes exemplos de jornalistas que nos enviam textos, ou que lemos na internet. São sempre textos de ALTO NÍVEL. Já nos comentários, diferentemente da notícia de capa do Blog, pode-se expressar opiniões pessoais, numa linguagem diferente da notícia, porque aí são comentários, opiniões, idéias...porém escritos de forma muito respeitosa, que não ataque a honra das pessoas. Como eu sempre digo, criticar é uma coisa, tirar o couro é outra. É preciso entender essa diferença.

O Blog do Crato é formado por textos de notícias, textos de opinião, colunas, comentários. Todos são importantes. Nos textos de opinião, deve-se assinar, como as crônicas, as opiniões, as colunas, etc. Já nas notícias, quando publicadas em pura linguagem jornalística, e portanto, isenta, pode-se eximir o nome do autor ( se quiser ).

É tão bom quando a gente recebe comentários de que os textos do Blog e as pessoas que participam deste site são de alto nível, mas coisa ruim é quando alguém diz que o Blog não presta porque tem gente fazendo molecagem por aqui. Isso prejudica a nossa credibilidade. Rumamos para o profissionalismo; Ninguém aqui está BRINCANDO de fazer notícia. O Blog do Crato se tornou um bem coletivo, um serviço da cidade, e cada vez mais aumenta a nossa responsabilidade para com a informação correta, pois temos milhares aí lendo todo dia o que nós escrevemos. Façamos por merecer todo o respeito e o carinho que a população tem por nós.

O papel dos Sites e dos Blogs daqui pra frente é de manter a CREDIBILIDADE na notícia, para se diferenciar de um texto de Orkut e de Facebook. Os Blogs e sites hoje vivem em crise com a concorrência das Redes Sociais. No Facebook, cria-se um grupo facilmente que reúne 2000 a 5000 pessoas. Mas e daí, cadê a CREDIBILIDADE já que todo zé ninguém escreve o que quer ? Credibilidade de Facebook é muito duvidosa.

Então, vamos deixar as besteiras para a turma do Facebook, ou desafoguemos nossas brincadeiras por lá, e vamos escrever aqui com toda a clareza da linguagem jornalística e profissional possível. Não confundamos linguagem de facebook, de banheiro de estação, com textos jornalísticos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Parabéns a todos os escritores do Blog do Crato.
E um Feliz Ano Novo para todas as suas famílias.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.