17 dezembro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/-F0FY6xD8cxU/Tum91fHf8_I/AAAAAAAAGhw/DLjlZYZI8P8/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição 15 a 19 de dezembro de 2011

Xô, centro da cidade

A quase totalidade dos grandes edifícios construídos em Juazeiro do Norte está localizada em bairros afastados daquela cidade. O motivo? O centro de Juazeiro virou uma parafernália devido aos engarrafamentos de veículos, dificuldade de circulação de pedestres, saturação de espaço e poluição sonora. Não por acaso, a Av. Leão Sampaio ganhará em breve o Edifício Empresarial Athenas, (foto da maquete ao lado) com 14 andares. O imóvel disporá de 150 salas (cada uma com 50,00m²) e três elevadores, um deles panorâmico. Dois subsolos serão destinados a estacionamento, com um total de 169 vagas.


No tempo dos coronéis

O jornalista Ciro Saraiva lançou nesta 5ª feira, 15, seu livro "No Tempo dos Coronéis”. No qual rememora fatos dos governos dos coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra (foto à direita). Este último, nascido em Juazeiro do Norte, governou o Ceará entre 1975 e 1977. Foi o último caririense a assumir o governo do Ceará. Nos últimos 35 anos esse cargo foi revezado somente entre políticos nascidos em Fortaleza e Sobral. Noutras palavras, pelo menos na área política-administrativa, o Cariri encontra-se fora do poder há quase quatro décadas.

Seminário São José

A TV Assembleia, canal 30, de Fortaleza, está produzindo uma matéria sobre o Seminário São José de Crato, educandário construído pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antônio dos Santos, e inaugurado em 7 de março de 1875. A equipe que grava a reportagem – sob o comando do jornalista Marcelo Fraga – entrevistou, dias atrás, o bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, o memorialista Huberto Cabral e este colunista. Foram gravadas, também, imagens no interior daquele educandário.


Ideia do “Padim”

O bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, ao gravar sua entrevista forneceu ainda valiosas fotos retiradas do Álbum do Seminário de Crato, obra editada em 1925, por ocasião dos 50 anos de fundação daquele educandário. Dom Newton fez importantíssimas revelações – colhidas do Álbum citado – dentre elas a de que a ideia para construir um Seminário Católico em Crato partira do recém-ordenado Padre Cícero Romão Batista, no ano de 1871. Sugestão prontamente acatada por dom Luiz Antônio dos Santos.

Pirueta

Conselho e rapé toma quem quer, diz a sabedoria popular. Doutor Cid Gomes, aceita um conselho? Mande técnicos do seu governo a Crato para explicar que as obras (incompletas) da recuperação do canal do Rio Grangeiro não trarão novos riscos de inundação ao centro da cidade. As pessoas residentes nas imediações do canal – com muros de “gabião” (leia-se: gaiolas de arame com pedras soltas) ao lado do que restou dos paredões de concreto – está temerosa de que volte a se repetir a catástrofe ocorrida no último dia 28 de janeiro.

Ruído de Comunicação

Algumas pessoas criticaram a iniciativa da Prefeitura de Crato por ter colocado placas ao lado das obras de reforma de quatro praças centrais e da requalificação da Rua João Pessoa. E chegam a afirmar: essas obras – financiadas pelo Banco Mundial – estão sendo feitas unicamente pelo Governo do Ceará. Ledo engano. A Prefeitura de Crato entra com uma contrapartida equivalente a 10% dos valores investidos nessas obras, conforme consta na cláusula 6ª do Termo de Compromisso 008, de 5 de outubro de 2009, assinado entre a Secretaria das Cidades e o Município de Crato. É, pois plenamente legítima a iniciativa da Prefeitura cratense colocando suas placas ao lado das que foram postas pelo Governo do Ceará. (Ao lado o escudo oficial de Crato com as cores certas).


Na medida

Além do mais, no citado Termo de Compromisso está escrito: “Competirá à Prefeitura de Crato: acompanhar a realização das obras do Componente 1 – Qualificação Territorial do Projeto do Município aqui incluídas: a Recuperação Ambiental no Bairro do Seminário. Requalificação das Praças Centrais; a sede do Geopark Araripe. A urbanização do Geotope Batateiras; o Centro de Cultura e Eventos do Cariri; e quaisquer outras que venham ser incorporadas à carteira do Projeto”.

Seria sonhar demais?

Pelo que já foi feito, em termos de requalificação urbana na Rua João Pessoa, ficamos a imaginar se fossem retiradas as enormes e feias placas publicitárias das lojas lá existentes. O centro Crato lembraria uma cidade de Primeiro Mundo. Outra constatação: não dá para existir mais estacionamento de motos e veículos naquela rua. Alguns carros já estão lá estacionando. Mas quando para um veículo ao lado do que está estacionado – para desembarcar algum passageiro – o carro quem vem atrás fica sem opção de continuar seguindo em frente, tal a estreiteza da rua.

Centenário do Rei do Baião

Terça-feira última foram abertas em Exu as comemorações do centenário do nascimento do cantor Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas que o país já possuiu. Ele nasceu naquele município pernambucano em 13 de dezembro de 1912, no dia dedicado à Santa Luzia. Todo o Brasil – durante um ano inteiro – festejará o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Em Recife, o bloco Galo da Madrugada homenageará Gonzagão no carnaval de 2012. No Rio de Janeiro, enredo da escola de samba Unidos da Tijuca, para o próximo carnaval será: "O dia em que toda a realeza desembarcou na Sapucaí para coroar o Rei Luiz do Sertão". A escola tenta o bicampeonato.

Outras homenagens

No segundo semestre do próximo ano será produzido um filme sobre a vida do “Rei do Baião”. A bibliografia de Luiz Gonzaga só faz crescer. Na última 3ª feira foi lançada em Campina Grande mais um livro sobre ele: Porque o Rei é Imortal escrito por Antônio Francisco Costa e José Nobre de Medeiros. Gonzagão gravou na década 50 do século passado um baião cuja letra diz: "Luiz Gonzaga não morreu, nem a sanfona dele desapareceu..." Assim como diz a canção, se depender dos nordestinos, a imagem do "Velho Lula" permanecerá viva por muitas gerações.

E o Crato?

Volto a lembrar: Luiz Gonzaga gostava de dizer que Crato era o seu segundo torrão natal. Será que aqui o centenário de nascimento de Gonzagão vai passar em branco? Por que não se relocaliza o busto de Luiz Gonzaga – existente no interior do Parque de Exposição – para a pracinha que fica em frente? No interior do parque ninguém vê o busto. Nem nos poucos dias da ExpoCrato. Colocado lá fora toda a população se daria conta de que Crato não esqueceu o Rei do Baião...

Do (inesgotável) seriado “Coisas da República”

Nos últimos dez anos a sociedade civil brasileira apresentou à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados 860 propostas. Apenas duas dessas sugestões foram aprovadas no plenário. E nessas duas não está incluída a Lei da Ficha Lima, a qual – embora de origem popular – foi arrancada à fórceps do Poder Legislativo. O resto das sugestões dormita nas gavetas. No entanto, os ilustres deputados acharam relevante aprovar, por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, dia 14 a “Lei da Palmada”. Risível. Suas excelências querem nos ensinar como devemos educar nossos filhos. Logo eles... Acreditam os nobres deputados que uma palmadinha prejudica as crianças. Já roubar dinheiro de merenda escolar e desviar dinheiro da educação pública ...

O nome da bola

Abriram concurso para denominar a bola da Copa do Mundo de 2014. Pensando bem, já que as bebidas alcoólicas foram liberadas durante os jogos da Copa, que tal homenagear a cachaça – a mais conhecida bebida nacional – dando à bola um dos muitos sinônimos da aguardente? Pense nesses nomes sugestivos: birita, cana, engasga-gato, pinga, branquinha, dentre outros...

Frutos da greve

A inadimplência dos consumidores brasileiros cresceu 1,9% de outubro para novembro, segundo indicador da Serasa Experian. O aumento no mês é resultante da greve dos correios, que atrasou o envio de boletos e faturas para pagamento, dizem economistas da Serasa. Ah! bom.

Torpedos

1 – Novidades no Cariri Shopping. Antes da entrega da ampliação (prevista para abril-2012) haverá, neste fim de ano, inauguração das novas lojas: Bob's, Giraffas, Patroni Pizza e Camarão & Cia. Agora uma boa notícia: toda a área para as novas lojas do projeto da expansão já foi negociada...

2 – Empresário juazeirense Francisco Freire (proprietário da Distribuidora Cariri Medicamentos e rede de farmácias Drogarias Cariri) estreia como industrial. Implantou, no Distrito Industrial do Cariri, a Indústria de Calçados Brasil Vista Pé. São 150 novos empregos diretos, direcionados inicialmente para duas linhas de sandálias femininas: as de dedo e as rasteirinhas.

3 – Desde a última 4ª feira, 14, as filiais das Lojas Maia de Juazeiro do Norte e Crato mudaram o nome para Magazine Luíza. É que aquelas casas de varejo. de origem paraibana. foram compradas pelo grupo paulista de Maria Luiza Trajano, esta por sinal cotada para ser ministra de dona Dilma na reforma ministerial do próximo mês. O Magazine Luíza passa a atuar em 16 estados brasileiros com 611 lojas.

4 – Parece que é de rosca. A ferrovia Transnordestina – com 1.728 km de extensão, teve apenas 162 km construídos em 2011. Ou seja, menos de 10% do total. Lula havia prometido inaugurar a Transnordestina também em 2010. Mas Dilma já marcou nova data para a conclusão: 2014. Coincidentemente outro ano eleitoral.

5 – Quase um ano depois de chegar à Câmara Federal, como o deputado mais votado do Brasil (1 milhão e 354 mil votos), Everardo Oliveira e Silva (PR-SP) – mais conhecido como Tiririca ¬– presidiu por quase três horas... a Comissão de Educação e Cultura daquela casa legislativa. Foi durante uma audiência pública destinada a discutir a concessão de alvarás para instalação de circos nas cidades brasileiras. Pense num assunto relevante!

6 – Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – dentro das estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do país – em 2009, cerca de 25% de toda a riqueza do Brasil estava concentrada em São Paulo, com 12%, Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (4,1%), Curitiba (1,4%) e Belo Horizonte (1,4%). Apesar de deter 25% do PIB nacional, essas cidades possuem apenas 12,6% da população brasileira. Ôxente, cadê o Nordeste? Ele não tem crescido tanto segundo a propaganda do governo? Como diria Pedro Esmeraldo: “Não coloque rabo em nambu, que nambu não tem rabo”. Ao Nordeste basta continuar liberando recursos para o Bolsa Família. "Vida de gado, povo marcado e povo feliz"...

7 -- E para finalizar: O ex-tesoureiro do PT, Delúblio Soares, afirmou, uma vez, que: "um dia o "Mensalão vai virar piada de Salão". Esta semana, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), previu que só daria seu voto -- no caso do mensalão -- em 2013.Noutras palavras, profetizou que a apuração da maior roubalheira pública já feita no Brasil vai mesmo prescrever... Pronto, aí está a piada de salão. Parabéns, Delúbio! Você é mesmo O Cara...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.