16 dezembro 2011

Busto de Siqueira Campos voltará à Praça – por Armando Rafael


Prevaleceu o bom senso. A construtora responsável pela reforma da Praça da Siqueira Campos reinstalará – naquele logradouro – o busto de bronze do comerciante Manoel de Siqueira Campos. A decisão foi tomada depois que várias pessoas, de diversos segmentos sociais da cidade de Crato, externaram seu descontentamento com a retirada desse busto existente há muitos anos naquela área pública.
Essas manifestações populares chegaram até os veículos de comunicação social e, a partir daí, o movimento ganhou corpo. Enfim, após apelo feito aos responsáveis pela reforma da praça, foi decidido que o busto retornará ao logradouro que leva o nome do legendário empresário Siqueira Campos.
A vitória foi, portanto, de toda a comunidade cratense, que terá, assim, preservado um pequeno monumento público ameaçado de sumir, a exemplo de outros desaparecidos em reformas anteriores feitas na Praça da Sé.
Mais do que um exercício de cidadania, os habitantes de Crato estão conscientes de que todos os objetos que estiverem colocados ou se colocarem para perpetuar memória nas ruas, praças e outros lugares públicos, desta cidade, passam a se constituir em Monumentos Públicos. E a partir daí, por ser um bem coletivo, gozam de proteção especial.


Um comentário:

  1. Cadê os Postes Ingleses da Praça ? Cadê os bancos antigos que são uma relíquia e pertende ao povo do Crato, a Construtora vai sumir com eles ?

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.