28 dezembro 2011

Barbalha comemora os 30 anos do Hospital Santo Antonio

Por Carlos Rafael Dias
Especial para o Blog do Crato

Tudo começou com um ousado sonho de uma mulher de origem humilde e que vivia com parcos recursos em um sítio nos arredores de Barbalha, extremo meridional do Ceará. Seu sonho, no entanto, estava imbuído de um desafio que muitos julgavam ser uma quimera, visto que além de almejar a criação de um hospital em sua terra, ela desejava formar os três filhos em medicina. Na época, Barbalha ainda era uma provinciana cidade e cursos de ensino superior só existiam nas grandes e distantes capitais. Além do mais, seriam necessários vultosos recursos para tal empreitada. Mas esta mulher, chamada Otília Furtado Correia Saraiva, era detentora de uma inabalável fé cristã e nunca desistiu do seu sonho que, com muito sacrifício e galhardia, conseguiu realizar em sua primeira etapa: formar os filhos Antonio, José e João, impondo uma lição a todos os que chegaram a duvidar deste intento.

A segunda etapa do sonho era tão complexa quanto a primeira, pois no início da década de 1980, Barbalha já possuía um hospital e novamente surgiram dúvidas se a cidade comportaria outra instituição de saúde de grande porte. Até mesmo os filhos de Otília chegaram a considerar o projeto temerário. Novamente a fé e a coragem de Otília foram decisivas para a concretização do sonho. Para tanto, outro personagem foi fundamental: Raimundo Saraiva Coelho, o Tenente Coelho, por sinal parente próximo de Otília. Unidos, Otília, Tenente Coelho, Antonio, José e João inauguraram há trinta anos o Hospital e Maternidade Santo Antonio, considerado uma referência para o Interior do Nordeste nas áreas de neurologia, neurocirurgia, clínica médica e cirurgia geral. A instituição conta hoje com mais de 200 profissionais, dentre eles 40 médicos em diversas especialidades, além de contar com uma unidade de terapia intensiva, uma semi intensiva, dois laboratórios e serviços de hemodiálise, imagem e ressonância magnética.

Programação - uma grande festa marcou o aniversário dos trinta anos do Hospital, ocorrida ontem, 27, na Avenida Paulo Maurício, Vila Santo Antonio, em Barbalha, em frente ao já histórico empreendimento. A programação constou de descerramento de placa comemorativa, discurso proferido pelo médico Antonio Correia, apresentação de coral, inauguração de consultórios médicos, celebração de uma missa campal, entrega de comendas a colaboradores, apresentação de vídeo sobre a história do hospital e show musical, com a presença de várias autoridades e grande número de populares.

Confira a reportagem fotográfica.


Os irmãos Antonio, José e João: fundadores e atuais diretores do Hospital
Padre Antonio Aldízio Nunes, pároco e vigário da Paróquia Santo Antonio de Barbalha, João Correia, Padre José Vicente, que presidiu a Missa em Ação de Graças e Antonio Correia

Descerramento da placa comemorativa

Discurso de Antonio Correia, tendo ao lado o irmão João, a viúva do Tenente Coelho, Dona Dadá, e sua esposa Fabíola

Apresentação de coral natalino

Show musical

Público aguardando missa em ação de graça

3 comentários:

  1. Excelente reportagem, tanto em texto, quanto a parte fotográfica. Parabenizo o nosso amigo e repórter Carlos Rafael Dias pelas inúmeras contribuições que ele já fez a este espaço, sempre trazendo o tipo de reportagem que nós gostaríamos de ver, com seriedade, com texto jornalístico, com a credibilidade que ele sabe dar a uma matéria.

    O Blog do Crato, o Cariri Agora, são sites que rumam cada vez mais para o profissionalismo. Deixamos há muito tempo de ser um site de "amigos que se encontram", para fazermos algo maior, que beneficia toda a região do Cariri. E isso é extremamente difícil de fazer.

    Quisera eu que existissem outros "Carlos Rafael" aqui neste espaço, e essa iniciativa de fazer reportagens completas, porque aí os trabalhos seriam divididos.

    Parabéns, Carlos.
    Muito boa reportagem, mesmo!

    E desde já,

    Feliz Ano Novo, de muita PAZ, SAÚDE, Alegrias e Sucesso.

    Dihelson Mendonça

    P.S - Obrigado pela dedicatória "Especial para o Blog do Crato. Certamente que vc não se importará se publicarmos também no Chapada do Araripe que é mais abrangente também."

    ResponderExcluir
  2. Rafael quando faz algo, faz bem-feito. Parabéns novamente, e parabéns ao Hospital Santo Antonio.

    DM

    ResponderExcluir
  3. Dihelson,

    Grato pelos comentários elogiosos. Você pode usar a matéria para republicar em outros blogues, assim como desejar. Desejo-lhe, extensivo a todos os colaboradores e leitores do Blog do Crato, um ano novo repleto de paz, saúde e realizações.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.