29 novembro 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CMC


A Câmara Municipal do Crato promoveu na manhã, desta segunda-feira, dia 28 de novembro, uma audiência pública tendo como tema principal a implantação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atendendo ao convite da Vereadora Mara Guedes (PT), o Deputado Federal Eudes Xavier (PT) – relator da Comissão de Trabalho participou da audiência. O professor Érikson Coriolano da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, também fez parte da mesa mediada pelo Presidente da Câmara – Vereador Florisval Coriolano (PSD).
O Deputado Eudes Xavier afirmou que o processo, neste momento, se encontra em tramitação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, onde o relator ainda não foi designado, mas acredita que terá celeridade, pois estão sendo votados o Plano Nacional de Educação e o orçamento para 2012. Após esta votação, o Projeto 2208 que cria a Universidade Federal do Cariri terá celeridade.

Em relação ao que foi discutido na audiência, o parlamentar sentiu a preocupação dos vereadores e do público que a Universidade Regional do Cariri – URCA não seja federalizada. Ele espera que não haja disputa entre a UFCA e a URCA, mas um complemento. “A bancada cearense na Câmara precisa cuidar também da universidade regional, criando uma emenda para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão da instituição. Já destinei uma verba parlamentar no valor de R$ 100 mil reais para a ataulização da Urca”, ressaltou Eudes.

A UFCA contará com cinco campus e vinte e sete cursos, distribuídos entre as cidades de Crato, Barbalha, Brejo Santo, Icó e a sede, em Juazeiro do Norte. Xavier disse que os cursos não estão ainda definidos e defende uma participação popular, juntamente com a comunidade universitária.

Fonte: CMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.