19 novembro 2011

Sobral terá um Planetário - Cúpula fica pronta até abril de 2012


Obras de construção do planetário de Sobral. A obra está em construção, sendo uma parte elaborada nos Estados Unidos e outra no Município de Sobral.

Fortaleza. Em no máximo cinco meses, deverá estar concluída a nova cúpula do planetário de Sobral. O anúncio foi feito, ontem, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (Secitece), durante a participação do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O evento, que aconteceu no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, foi ocasião não apenas para informar sobre a conclusão de toda a obra, prevista para o final de abril de 2012, como também para enfatizar perante representantes da comunidade brasileira de planetária o investimento que o Estado vem realizado em equipamentos de tecnologia educacional.

O coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece, Francisco Carvalho, disse que o Ceará não apenas avança na área de educação tecnológica, como utilizará o planetário de Sobral para atividades, sobretudo, científicas, sendo um referencial importante no Interior do Estado.

"O Ceará se encontra hoje na vanguarda do uso de equipamentos de tecnologia educacional, assim como desponta para ser uma referência no turismo cultural e científico", afirmou Francisco Carvalho.

Até hoje

O Encontro da ABP começou em Sobral nos dias 15 e 16 e prossegue até hoje, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A cúpula de projeção hemisférica é da marca Carl Zeiss, empresa alemã com mais de 160 anos de existência, considerada a maior indústria ótica do mundo e referência no desenvolvimento e produção de planetários. O modelo PA-33 tem 10,06 metros de diâmetro e vai custar US$ 245 mil (R$ 433,6 mil) pagos com o tesouro estadual.

Museu

O preço inclui ainda despesas de transporte e de seguro até o destino final do produto. A previsão de chegada e instalação da cúpula no Planetário de Sobral é abril de 2012. O novo equipamento da cidade será um importante centro de estudos e um difusor de conhecimento, associando-se ao Museu do Eclipse. O contrato com a empresa Omnis Lux - Astronomia e Projetos Culturais Ltda, representante no Brasil da alemã Carl Zeiss, foi assinado anteontem, no gabinete do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, René Barreira, com a presença dos consultores da Omnis Lux, Luiz Sampaio e Ana Carolina Sampaio, além do coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho.

FOTO: LAURIBERTO BRAGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.