30 novembro 2011

POR QUÊ MACAÚBEIRAS ? - Por Maria Otilia


Neste ínicio da semana, vimos por ocasiao da reurbanização da Rua Dr. João Pessoa, a plantação de duas macaubeiras ( Nome científico: Acrocomia Aculeata, Lodd ,Família das Palmáceas. ). Não sabemos por qual motivo, a equipe técnica responsável pela obra, teve a "infeliz idéia" de fazer um projeto de jardinagem, plantando uma árvore que cresce bastante, não embeleza e acima de tudo traz perigo para crianças, idosos e deficientes visuais.Principalmente porque esta planta tem bastantes espinhos em seu tronco.Sem contar que é uma árvore silvestre, e que não é adequada para uma rua tipicamente comercial. Incluive esta idéia de plantar macaúbeiras no centro do Crato, foi assunto de grande repercussão no município, inclusive destaque da participação do correspondente Robson Cruzué, na edição desta quarta-feira (30) do jornal Alerta Geral. Graças a Deus, alguém de bom senso teve a inteligência brilhante de retirar estas plantas, sendo susbtituidas por palmeiras imperiais.
Faço aqui uma breve reflexão: por que os recursos públicos são gastos sem o menor bom senso de utilidade pública? Por que obras públicas são licitadas mas não são acompanhadas com rigor,para que as empresas vencedoras façam um serviço de qualidade, no tempo hábil ? Por que a população não é consultada sobre grandes reformas, obras faraonicas.... Por que gastamos tanto com obras que são bem vindas mas não são as grandes prioridades de uma cidade ???Por que o social é tão mal visto por nossos representantes políticos ?

As escolas que trabalham com Educação Especial sonham com a implantação de um centro de atendimento( núcleo) para crianças e adolescentes com necessidades especiais .Este núcleo teria uma equipe multidisciplinar para que estes alunos tivessem um acompanhamento melhor. Falamos muito em inclusão, acessibilidade... E a maioria das praças ,órgãos públicos e ruas ainda não foram adaptados para as pessoas com necessidades especiais. Por tanto ,investir em jardinagem tipo " macaúbeiras" é brincar com o dinheiro público.Com certeza estas mudas, adquiridas em tamanho real não foram conseguidas através de doações. Acreditamos, não temos certeza, que este tipo de mudas já crescidas custam muito caro. Fica aqui o apelo. Vamos priorizar o que é prioridade para uma comunidade. Educação, Saúde, Moradia,etc. Por último poderá vir o embelezamento de ruas, avenidas, praças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.