30 novembro 2011

Notícias do Crato - 30/11/2011


Inaugurada em Crato Casa de Mediação


Foi inaugurada ontem, terça, 29, em Crato, pela Secretaria de Justiça do Ceará, a Casa de Mediação que vai funcionar em parceria com o Conselho Comunitário de Defesa Social CCDS. A casa fica a 50 metros do prédio sede do Fórum Hermes Parahyba, na Travessa Iguatu, S/N, no Bairro São Miguel e tem o objetivo principal de promover o desafogamento do sistema judiciário, prestando serviços auxiliares no encaminhamento a órgãos como a Promotoria de Saúde Publica, Centro de Atenção de Psicossocial, Conselho Tutelar e muitos outros. A Casa de Mediação tem vinculo com o Ministério Publico e seu agente principal é a própria comunidade atuando na resolução de seus problemas e evitando com isto a surgimento de processos e assim, desobstruindo a pauta de julgamento no Poder Judiciário.

A Casa de Mediação além da atuação dos defensores públicos, prestará serviços de mediação comunitária com o objetivo de fazer com que os assistidos cheguem a solução do conflito sem a necessidade de interpor ação judicial. Os próprios litigantes, por intermédio do mediador, resolvem a divergência e encontram o caminho mais adequado na resolução da questão. Na solenidade de inauguração estavam as autoridades judiciárias e políticas do município do Crato e representantes do Ministério Publico.

A defensora publica geral do Ceará, Francilene Gomes de Brito Bessa, destacou a importância da parceria com a administração municipal, Samuel Araripe, na instalação da instituição no município. O secretário de Planejamento e Administração do Crato, Christiano Siebra representou Samuel Araripe na solenidade e em seu discurso disse que a iniciativa da Defensoria Publica disseminará, no decorrer da execução do projeto, a cultura do diálogo, o que representa um avanço em busca da boa administração dom conflito e de solidariedade humana. Para Christiano, a cultura de paz deve ser implantada em toda a sociedade, pois o individuo reflete continuamente os atos que presencia no transcorrer de sua criação, disse o secretário.

Sistema Zona Azul será instalado no Crato logo após termino das obras das praças.

O sistema rotativo de estacionamento (Zona Azul) vai ser instalado no Crato logo assim que forem concluídas as obras de modernização das praças e ruas centrais. A informação foi do diretor do Departamento Municipal de Transito ( DEMUTRTAN ), Luiz Joatan de Sousa, por determinação do prefeito Samuel Araripe. Joatan explicou que tão logo as obras sejam entregues e DEMUTRAN iniciará os serviços de sinalização horizontal e tomará outras providencias necessárias para que o sistema seja implantado. Disse ainda que, após a instalação do Zona Azul, motoristas e pedestres irão ter 30 dias como período de adaptação, ocasião em que receberão informações por meio de panfletos de como será o funcionamento do sistema. Após isso, o DEMUTRAN passará a emitir o cartão.

O diretor do Departamento Municipal de Transito também informou que acaba de adquirir alguns semáforos que vão ser instalados em alguns locais da cidade como, por exemplo, na Avenida Teodorico Teles ( após a casa de saúde São Raimundo ), outro no cruzamento das ruas Tristão Gonçalves com Almirante Alexandrino e o terceiro no cruzamento das ruas São José com Monsenhor Esmeraldo. Os equipamentos já foram homologados pelo Departamento Estadual de Transito DETRAN e já estão em poder do DEMUTRAN. Conforme Joatan, o prefeito Samuel Araripe está intervindo junto a Superintendência estadual do DETRAN no sentido de conseguir outros semáforos para serem instalados em locais igualmente conflituosos.

Conselho de Assistência Social Do Crato realiza reunião próxima sexta-feira

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, convidam membros da Diretoria Executiva, membros associados e representantes dos usuários, para participar de uma importante reunião ampliada a ser realizada nesta sexta feira, dia 02 as 9 horas, no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. Na ocasião, os participantes serão orientados sobre as inscrições e organizações das entidades de acordo com a resolução 16 do Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS) e Tipificação de Entidades Socioassistênciais.

Consultores do BIRD visitam obras no centro do Crato

Acompanhados por técnicos e engenheiros da Prefeitura do Crato, membros dos grupos gestores do Estado e do município, os consultores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento BIRD, estiveram ontem, terça-feira, 29, realizando visita técnica as obras de requalificação urbana do centro da cidade do Crato, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional – projeto cidades do Ceará/Cariri Central. Ficou acertada a liberação das Praças Juarez Távora, Siqueira Campos e as Ruas João Pessoa e Miguel Limaverde, no inicio de dezembro com a finalidade de dar mais tranqüilidade aos lojistas nas vendas do período natalino e ano novo e mais comodidade aos clientes. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas SINDLOJAS, Duda Alencar, a notícia vem tranqüilizar os lojistas e empresários que estão preocupados com o baixo volume de negócios nesse período de maior venda.

Para a segunda etapa da obra, Praças da Sé e Alexandre Arrais, já foi montado o cronograma que deverá começar após as festividades do Natal. Para o secretário do meio ambiente e controle urbano do Crato, Nivaldo Soares Almeida, a visita dos consultores do BIRD e do governo do Ceará foi bastante proveitosa. Foi a oportunidade de se verificar alguns detalhes atinentes ao andamento dos serviços. Todos ficaram otimistas, segundo Nivaldo, em relação a previsão de inauguração das obras que seja dentro do menor espaço de tempo possível, como querem o prefeito Samuel Araripe e o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes. Para o secretário, o incomodo causado até aqui durante a execução do projeto, será recompensado quando as obras ficarem prontas que, diga-se de passagem, é um projeto arrojado, inovador, moderno e de uma magnitude sem precedentes, concluiu Nivaldo Soares.

As obras começaram em julho passado com previsão de serem concluídas em 7 meses e estão dentro do prazo legal. O pequeno atraso ocorrido é justificável em função de alguns acontecimentos como, chuvas inesperadas e alem da própria estrutura existente no local como, por exemplo, cabos de fibra óptica que exigiu todo um tratamento especial da parte construtiva. Os consultores disseram que a obra está sendo razoavelmente bem conduzida e a idéia é que a área seja liberada dentro do previsto para que os clientes tenham acesso tranqüilo as lojas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.