14 novembro 2011

Mostra SESC Faz Homenagem a Pedro Bandeira


Dentro da programação da 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas, o Núcleo de Literatura faz uma homenagem especial ao cantador, cordelista e escritor Pedro Bandeira, que em sua longa trajetória na cultura nordestina publicou mais de mil folhetos, centenas de poemas, dez livros e doze LP´s.

A homenagem aconteceu no sábado, dia 12, na Feira Cordel, no estacionamento do SESC de Juazeiro do Norte. O espaço é dedicado à divulgação e venda dessa que é uma das formas mais tradicionais de literatura do Nordeste, com apresentações dos músicos João Nicodemos(CE) e Luiz Salgado(MG).

Estão previstos lançamentos de livros, intervenções poético-performáticas, diálogos transculturais, contações de histórias e workshops. O Núcleo também contará com presenças especiais de autores e poetas convidados. As apresentações do Núcleo de Literatura acontecem entre os dias 12 e 16 e estão divididas em dois pólos principais, um em Juazeiro do Norte e outro no Crato.

Pedro Bandeira - Poeta popular, violeiro e repentista

Nasceu no dia 1 de maio de 1938, no município de São José de Piranhas, na Paraíba, já editou mais de mil folhetos, tem 12 livros publicados e oito discos gravados, além de ter sido referência em mais de 100 livros. É formado em Letras e Direito.

Ao lado de Luiz Gonzaga e padre João Câncio, participou do projeto de criação da Missa do Vaqueiro, no distrito de Laje. Faz parte do ciclo do jumento, liderado por padre Antônio Vieira, Patativa do Assaré, Zé Clementino e Luiz Gonzaga. Pedro Bandeira percorreu “meio mundo”. Nos primeiros anos, no lombo do burro Estrela, debaixo do sol quente da Paraíba, ou atravessando o lamaçal dos invernos rigorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.