23 novembro 2011

Faleceu Dr. Carlos Barreto de Carvalho


Faleceu hoje, em Crato, 22 de novembro de 2011, aos 80 anosde idade, o rotariano e conceituado médico Dr. Carlos Barreto de Carvalho. Ocorpo será velado em sua residência na Avenida Pedro Felício Cavalcanti –Bairro Grangeiro – Crato – Ceará.

Dr. CARLOS BARRETO DE CARVALHO foi o 40º Presidente doRotary Club do Crato no período de 1988 a 1989. Admitido no quadro social doclube no ano de 1958. O número do seu Registro em Rotary International é1124747. Anos depois pediu afastamento do clube, ingressando novamente aoquadro social do clube no dia 22 de Novembro de 1985, tendo como proposto(padrinho) o Dr. Paulo Cartaxo Esmeraldo. Descendente de tradicional família dacidade de Jardim Estado do Ceará, onde nasceu no dia 26 de Março de 1931. Filhode José Carvalho e Maria Barreto Carvalho. Era casado com a pernambucana Dra.Gláucia Melo Barreto, também, descendente de importante família de Pernambuco,o casal tem os seguintes filhos: Carlos Barreto de Carvalho Filho, Maria MeloBarreto, Ana Isabel Melo Barreto, casada com o Dr. Antonio Rogério PortelaMachado Dias, também ex-presidente do clube, Gláucia Maria Melo BarretoCarvalho (Glaucinha).

Dr. Carlos Barreto veio muito moço estudar no Crato foi umdos mais brilhantes alunos do antigo Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano,aquela época dirigido por Monsenhor Montenegro.

Colou Grau em Medicina na primeira turma da Faculdade deCiências Médicas do Recife. Era competente Médico dermatologista com grandeexperiência clínica, ocupou importantes cargos na saúde pública desde o antigoDENERU depois SUCAM hoje, Fundação Nacional de Saúde; Previdência Social e maisrecentemente foi Secretário de Saúde do Município do Crato na AdministraçãoMoacir Soares de Siqueira (1998 a 2000). Tinha consultório médico na famosa Ruada Vala, hoje, Rua Tristão Gonçalves, nº 574. Pela sua competência ainda eramuito procurado por pessoas da Região e de outros Estados. Residia em belamansão que construiu na Avenida Pedro Felício, Bairro do Grangeiro, zona Sul dacidade do Crato.

Era um médico de privilegiada memória e cultura. Gostava deler, era assíduo "freqüentador" dos jornais e revistas, reservava boaparte do seu tempo de aposentado na leitura de bons livros. Tinha excelentepalestra. Conheceu as principais figuras políticas e economica do Crato. Era grandeconhecedor da filosofia do Rotary, leitor assíduo do Boletim do clube da CartaMensal do Governador do Distrito e da Revista Brasil Rotário. Era um grandeauxiliar e orientado do clube. Ultimamente dividia o seu tempo entre oconsultório e sua fazenda no Município de Jardim. Entretanto, ultimamente com asaúde debilitada já o privava até de frequentar o seu clube Rotary.

Fonte: Rotary Club do Crato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.