29 novembro 2011

Crato - CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO "REI DO BAIÃO"


A Câmara Municipal do Crato transformou a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 29 de novembro, em um momento de reconhecimento e emoção. Atendendo ao requerimento do Vereador George Macário de Brito (PV), aprovado por unanimidade, a homenagem a Luís Gonzaga “O Rei do Baião” contou com a participação de figuras que conviveram e protagonizaram fatos e momentos marcantes da vida do mais importante cantor nordestino. Dr. Humberto Macártio – ex-Prefeito do Crato e ex-Deputado Estadual, pai do Vereador George Macário, foi o médico que em 1976 realizou uma cirurgia na próstata de Januário – pai de Gonzagão. O ex- Vereador Ivan Velloso – pai do Vereador Jales Velloso (PP) foi o autor do Projeto de Resolução que outorgou o título de “Cidadão Cratense” ao famoso artista, que nasceu em Exu - Pernambuco, mas mantinha fortes laços com a cidade do Crato. Também compareceu à homenagem, o amigo particular e curador da Exposição Itinerante Luís Gonzaga na Terra da Luz – Reginaldo Silva, entre outras personalidades como o sanfoneiro Xõta da Malhada, Raul Lampião e um bom público.

O radialista Huberto Cabral destacou uma série de fatos, envolvendo Luís Gonzaga e a cidade do Crato. O médico Humberto Macário de Brito, bastante emocionado, ressaltou a amizade que mantinha o cantor e destacou a música em que o seu nome é citado, como uma forma de agradecimento de Luís a Macário, que realizou com muito sucesso uma cirurgia da próstata de Januário. O médico dispensou a despesa da cirurgia. Ele chegou a cantar uma estrofe da música.

Ivan Velloso classificou a homenagem como bastante merecida, como também foi muito justa a outorga do título de “Cidadão Cratense ao “Rei do Baião”.

Reginaldo Silva anda o Brasil inteiro divulgando a arte e o talento de Luís Gonzaga, expondo imagens, áudios, fotografias e palestrando sobre a vida e arte do que ele considera uma grande virtuose da música brasileira. Ele afirmou que Gonzagão pode ser ressaltado como político, filósofo, sociólogo, entre tantas outras formas, tamanha é a riqueza da sua obra e sua representatividade para o povo nordestino. Reginaldo informou que no próximo dia 13 de dezembro, data de nascimento de Luís Gonzaga, será aberto o centenário do seu nascimento, que se dará em 2012.

Todos os vereadores elogiaram a homenagem e enalteceram a figura de Luís “Lua” Gonzaga. O Presidente do Poder Legislativo cratense – Vereador Florisval Coriolano (PSD) abriu espaço para o público presente a sessão. Lúcia Santana, muito emocionada, contou que aos 14 anos de idade dançou uma música com Luís Gonzaga, em uma festa na cidade de Araripe.

A homenagem a Luís “Lua” Gonzaga – “O Rei do Baião” terminou com o sanfoneiro Xôta da Malhada e seu regional cantando músicas que marcaram a carreira do artista.

Fonte: CMC


Um comentário:

  1. Justíssima toda homenagem a Luiz Gonzaga que desde tenra idade lembro escutar pelas ondas da rádio Educadora do Cariri.
    Luiz Gonzaga gênio da música nascido em Exu e caririense de primeira que lembro que vi um show dele na década de 80 na Festa de Santo Antônio em Barbalha na praça Engenheiro Dória. Grandioso e inesquecível!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.