08 outubro 2011

Ibama apreende mais de 12 mil arapucas na região Centro-Sul


Operação foi executada pelo Ibama em Quixelô, Iguatu e Acopiara

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu mais de 12 mil arapucas nesta sexta-feira (7), na região Centro-Sul do Ceará. O instrumento, de origem artesanal, é usado para a captura da avoante - um dos pássaros da fauna nordestina, comercializado e consumido clandestinamente, contra as leis ambientais. Dois caçadores foram presos em flagrantes.

A iguaria, embora característica e tradicional na região, não pode ser abatida para este fim - exceto em casos extremos e humanitários. A operação do Ibama foi feita em Quixelô, Acopiara e Iguatu. Os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Iguatu, para a autuação por crime de caça. O trabalho foi iniciado segunda-feira (3) e já conta, além das arapucas apreendidas, com duas redes para capturas de marrecas, cinco caminhões com carga irregular de madeira e com a soltura de 14 marrecas.

Segundo o chefe do Escritório do Ibama em Iguatu, Fábio Bandeira, o objetivo da operação é evitar que haja a caça da avoante na região. "Estamos combatendo a caça antes mesmo da ave ser abatida. É um trabalho de prevenção", destaca Fábio.

Nos próximos dias o trabalho do Ibama vai ser direcionado para o combate a comercialização." Vamos intensificar o combate à venda nos mercados públicos e nas principais cidades da região Centro-Sul".

Fonte: DN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.