10 outubro 2011

" Histórias e Estórias do Crato " - Dr. Raimundo, o Homem Bom - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão


Trabalha na Ceasa/CE, na função de motorista, o José Pedro de Sousa. É oriundo de Exu/PE e, como todos daquela cidade, inclusive o mais famoso deles – Luiz Gonzaga – considera-se cratense, tal a forte ligação existente entre as duas cidades, separadas apenas pela Serra do Araripe. Andar num carro dirigido por ele é ter a certeza de ouvir um CD do Rei do Baião, cujas músicas as conhece de cor. Durante alguns anos, na década de 70, trabalhou para o Dr.Raimundo Bezerra de Farias, em Crato. Não perde oportunidade de elogiar o antigo patrão, como um homem, acima de tudo, humano. De um coração sem tamanho.

Numa época de campanha política, o Zé Pedro – como é conhecido - era o motorista de um caminhão em cima do qual o Dr. Raimundo fazia seus comícios, pelos bairros do Crato, em campanhas para a Prefeitura. Relatou, então, o seguinte:

Em um determinado dia, o comício foi no Alto da Penha, próximo tanto da Igreja de São Francisco como do terreno no qual o Dr. Raimundo tinha a sua cerâmica. Vários políticos discursaram, inclusive o Dr. Eudoro Santana vítima, como ele, das arbitrárias prisões da Ditadura da década anterior.

Abriu-se espaço para as pessoas de destaque do bairro. Tomou a palavra o Dr. Lingüiça – cujo nome verdadeiro o Zé Pedro não lembra. Passou, então a pedir o apoio à candidatura do postulante a Prefeito:

"Meus amigos, todos vocês sabem que eu não sou político. Mas, não poderia deixar de pedir o voto para o Dr. Raimundo. Um homem muito bom. É um bom filho, é um bom esposo, é um bom pai. Amigo de todos. De uma simplicidade, pois trata a todos como igual, não importando se é pobre, se é rico. Como médico, então, nem se fala. É muito competente. Não tem um cardiologista igual por essas bandas. Extremamente caridoso, pois atende essa pobreza do Crato sem cobrar um tostão pela consulta."

E o Dr. Lingüiça continuou a desfiar elogios e mais elogios que estavam deixando o Dr. Raimundo encabulado. Arrematou a sua fala provocando uma gargalhada geral, quando disse:

"Para vocês saberem como o Dr. Raimundo é um homem bom, vou contar um fato que aconteceu comigo. A minha esposa esteve hospitalizada por quinze dias na Casa de Saúde do Dr. Raimundo. Vocês me acreditem que durante esses quinze dias ele não saiu de cima dela!!!!"

Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.