15 outubro 2011

CHEGA DE MENTIRAS ! - O Projeto da Reforma das Praças Centrais é da Prefeitura do Crato. Sempre Foi e Sempre Será.

3 coisas que se deve ter em mente:

01 - A Prefeitura Elaborou o Projeto com os arquitetos, há muitos anos.
02 - A Verba é do Banco Mundial.
03 - O Governo do Estado repassa a verba do Banco Mundial para a Construtora

http://2.bp.blogspot.com/-7fE91kPM4s8/Tpk8pwVDnbI/AAAAAAAAaTo/pcMqCMvhiH8/s1600/Img_3646.jpg


É bom que se corrija uma grande injustiça que o povo do Crato está cometendo, no que diz respeito às obras que estão sendo realizadas no Centro da cidade, a chamada "Reforma das praças centrais". Alguns mal-informados levados por comentários dos mal-intencionados, estão propagando a idéia mentirosa de que o projeto seria do Governo do Estado. TOTAL MENTIRA!

Quem acompanha o Blog do Crato durante os últimos anos, sabe que vivemos falando aqui em "Reforma das Praças Centrais" quase desde o início do Blog. Este projeto na verdade, é da Prefeitura Municipal do Crato, e é bom que se saiba que ele existe desde 2005, foi elaborado pelo arquiteto José Sales e sua equipe, e consta no PRU - Plano de Requalificação Urbana do Crato da Administração Samuel Araripe. A CESAR O QUE É DE CESAR ! - CHEGA DE MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO !

O DINHEIRO É DO BANCO MUNDIAL

A Verba para a realização do projeto das praças centrais é do Banco Mundial, e o Governo do Estado é quem faz os repasses para a construtora. É um trabalho em parceria. Não quero aqui desprezar a atuação do Governo do Estado na realização do projeto, mas dizer, como querem propagar os mentirosos de plantão, que o projeto é do Governo do Estado, é a mais deslavada mentira e injustiça que se pode cometer. Esta balela, aliás, tem sido propagada inclusive por um representante do governo do estado, que foi até estações de rádio espalhar esta inverdade. Quem o desmente é o próprio prefeito, na última entrevista por nós realizada e que consta aqui no Blog do Crato.

Portanto, restaurando a Verdade: A idéia de construir o novo centro do Crato partiu da Administração Samuel Araripe, que em audiências públicas lá pelo ano de 2005, elaborou um conjunto de projetos, dentre os quais este aí. Aliás, desde que eu conheci o prefeito Samuel, há muitos anos, ele fala sobre essas tais "praças centrais" e as negociações que estava mantendo com o Banco Mundial. Como é que agora aparecem outros "pais de última hora" ???

Da mesma forma é o projeto da "Encosta do Seminário" ( Recuros também do Banco Mundial ) , que muitos acreditam que não vai sair; Da mesma forma é o projeto do Shopping Popular ( Camelódromo) ( Recursos do Banco do Nordeste ). Só falta qualquer dia desses o Governo do Estado aparecer por aqui como sempre acontece, pra querer dizer que é o Pai da Criança também. Um Absurdo !

REFORMA DO CANAL DO RIO GRANGEIRO A PASSOS DE TARTARUGA

Aliás, para restaurar outra verdade, em relação ao Canal do Rio Grangeiro, é bom que a população se lembre que foi o Prefeito Samuel Araripe que conseguiu a verba para a Reforma do Canal já na primeira semana após a enchente do Dia 28 de Janeiro, quando viajou de urgência para Brasília, vocês estão lembrados ? Ou já se esqueceram ??? Pois é, e depois o Governo do Estado encampou a obra, que está aí se arrastando há meses, a passos de tartaruga. ( É a mão de Rei Midas ao Contrário, como outra obra deste mesmo governo, o Centro de Convenções, que se arrasta em mais passos de tartaruga ). Talvez se fosse a prefeitura a fazer a obra do Canal, já estaríamos ao término. Passei por lá ontem, e a impressão que se tem é que quase nada foi feito até agora. Uma vergonha !!! Porque esse atraso nas obras do Canal ? Existe algum motivo político por trás disso? É pra se arrastar até próximo das eleições e já inaugurar com a mão do candidato do governo ? ? Seria esse o grande truque desta lentidão ?

É bom que os Cratenses fiquem de olho e procurem ver as coisas como elas são, e não como alguns querem fazer parecer. A Verdade precisa ser dita, não mascarada com intenções politiqueiras daqueles que querem aparecer perante a opinião pública como os pais dos projetos que estão sendo gestados há muitos anos pelo próprio município do Crato e cujos recursos ( O Dinheiro ) vem de fora, vem do Banco Mundial.

Da próxima vez que questionarem de quem é o projeto da reforma das Praças Centrais, basta perguntar duas coisas ?

01 - Quem foi o Autor do Projeto ? - A Prefeitura.
02 - E de quem é o Dinheiro para a construção? Do Banco Mundial.

Pronto! - Está respondida a questão!

Por: Dihelson Mendonça


2 comentários:

  1. Caríssimo Dihelson,

    Um forte abraço


    Se o projeto das Reformas das Praças Centrais é da Prefeitura e dinheiro vem do Banco Mundial, temos algumas indagações a fazer:

    1 - Porque a prefeitura não é a responsável pela execução da obra? Parece-me que quem toca a obra é a Secretaria das Cidades do Governo do Estado.

    2 - Os recursos (empréstimo) oriundos do Banco Mundial, serão pagos por quem? Pela prefeitura do Crato ou pelo Estado do Ceará?

    Outra coisa meu nobre amigo o mais importante é que seja uma obra bem feita e que seja útil para a população cratense e para quem nos visita, independente dos responsáveis pelo projeto e execução.

    J Tavares

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Tavares,

    Com Todo Prazer!

    Vou te responder com todos os detalhes as suas pertinenstes questões. Não muito agora, pois já estava em direção ao "leito" quando vi este seu comentário.

    Mas para que não fique sem resposta, aqui vai um resumo: O Governo do Estado é o facilitador da obra, ele é quem repassa a verba do Banco Mundial para a construtora, mas ele não é o AUTOR da IDÉIA. A idéia foi gestada desde 2005 aqui no Crato através de audiências públicas. Essa idéia de trocar o asfalto por calçamento, etc...Há muitos anos o prefeito já havia me dito isso e eu publiquei aqui no Blog do Crato, vou até procurar o ano em que publiquei isso.

    Vamos fazer uma analogia:

    Digamos que de repente, eu tive uma idéia de construir um carro movido a água, mas eu não tenho o dinheiro para REALIZAR, por em prática. Sou o autor da idéia, do projeto, sei como deve ser feito.

    Mas aí meu amigo Tavares tem afinidade com o Banco do Brasil e pode captar os recursos que eu não posso. O que acontece: O Tavares pega o dinheiro com o Banco, paga os engenheiros e em seu nome, assina os papéis. Resultado: Temos o projeto realizado a muitas mãos.

    E aí eu pergunto:

    A Idéia, o Projeto do Carro movido a Água passou a ser do Tavares só porque ele conseguiu o empréstimo junto ao Banco ?

    Desde quando alguém tem uma idéia, vem outro e se apropria da idéia porque conseguiu o dinheiro para realizar ?

    Como eu disse, a obra das Praças centrais é um trabalho de PARCERIA. Não estou tirando o mérito do Governo do Estado, estou restabelecendo a verdade, porque na cidade do Crato estão espalhando uma mentira de que a IDÉIA, o PROJETO INICIAL seria do governo do Estado, o que obviamente, é uma mentira. "O secretário das cidades posa de dono do Projeto nas entrevistas, quando quem tem muito mais mérito é o anterior a ele, o Cartaxo, que participou das negociações", segundo entrevista ao prefeito Samuel Araripe concedida recentemente.

    Então, o Governo Estadual pode ser até o realizador da idéia, mas seguramente, não é o AUTOR.

    Esse projeto aí eu acompanhei e acompanho de muito tempo. O que não podemos tolerar é a injustiça, principalmente com a equipe do Arquiteto José Sales, um dos maiores do Brasil, que foi quem idealizou a coisa toda. E taí o Zé Sales pra confirmar este e outros projetos do PRU ( Plano de Requalificação Urbana ), se for preciso.

    E digo mais: Isso que estão fazendo, é apenas a primeira etapa. O projeto todo tem 5 etapas, que nem sequer form mencionadas, mas a Rua Senador Pompeu e várias outras estão ns outras etapas. Depois eu posto o projeto completo segundo o PRU aqui.

    Abraços,
    Fui dormir.

    zzzzzzzzzzzzzzzzzz rs rs rs

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.