09 setembro 2011

Réu do Mensalão, Marcos Valério diz ao STF que NÃO PODE SER CONDENADO porque Lula, o maior beneficiário não foi denunciado.


NE - Olha a cara de preocupação ?

O empresário Marcos Valério, um dos principais artífices do mensalão, alegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não pode ser condenado por supostamente intermediar o financiamento do esquema se o ex-presidente Lula, um dos principais beneficiários de acordo com ele, não foi sequer denunciado.

Nas alegações finais encaminhadas ontem ao STF, o advogado de Valério argumentou que interessaria no processo julgar as condutas daqueles que seriam os interessados na compra de votos e de apoio da base aliada, incluindo o presidente Lula, seus ministros, o PT e os partidos que integravam a base e que receberam recursos do esquema. Condená-lo, argumentou Valério, seria dar "importância desmedida" ao "simples operador intermediário".

"Analisada a versão dada aos fatos na própria denúncia oferecida pelo Procurador Geral da República (...) o empresário Marcos Valério seria, apenas, o operador do intermediário dos repasses de recursos financeiros, sempre sob orientação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a Partidos Políticos e parlamentares da base aliada do governo federal", argumentou o advogado de Valério, Marcelo Leonardo.

Nas alegações finais, além de argumentar que a base de sustentação do governo Lula "habilidosamente" tirou o foco dos que ele considera os verdadeiros protagonistas políticos daquele momento: Lula, ministros do governo, dirigentes do PT e dos partidos da base. Além desses argumentos, Marcelo Leonardo pediu a absolvição de seu cliente por falta de provas e erros na denúncia do MP. Valério será julgado pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Com informações da Agência Estado

5 comentários:

  1. –– 1 ––
    Convenhamos que Marcos Valério tem razão.

    Esta semana o WikiLeaks divulgou um documento secreto, no qual a diplomacia norte-americana considerava que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era "generalizada e persistente" e atingia todos os Três Poderes.

    A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral norte-americano, Eric Holder.

    Na carta, que servia como uma preparação para a visita de Holder ao Brasil, Shannon fez ainda um raio X da Justiça brasileira, acusando-a de "despreparada" e "disfuncional".

    E essa não foi a primeira revelação sobre os comentários da diplomacia americana sobre a corrupção no Brasil. Documentos de 2004 e 2005 revelaram a mesma preocupação e mesmo o risco de os escândalos do mensalão acabarem imobilizando o governo.

    Enquanto isso – aqui no Brasil – ainda tinha gente dizendo que o Mensalão nunca existiu...

    ResponderExcluir
  2. –– 2 ––
    Os ministros do Supremo Tribunal Federal– STF deveriam parar tudo e iniciarem o julgamento do Mensalão. No mínimo, a atitude incentivaria os cidadãos brasileiros a acreditarem que ainda vale a pena ser honesto neste País.

    Aliás, no último dia 7 de setembro ocorreu uma sinalização sintomática: milhares de brasileiros indignados participaram de marchas contra a corrupção pelo País afora.

    Não foi nada, não foi nada, mas quem garante que não é o início do despertar, ou os primeiros sinais de que o efeito da anestesia (a que foi submetido o povo brasileiro) começa a passar? Que seja, o início do resgate da ética no País, tão vilipendiado nos últimos anos, quando foi dominado por corruptos e corruptores?

    No último dia 7 de Setembro só três instituições enfiaram a viola no saco, nos desfiles do Dia da Independência: CUT, UNE e MST.

    Ou saíram do Brasil; ou estão satisfeitas e não têm queixas; ou o dinheiro que vêm recebendo do governo federal está satisfazendo plenamente aos seus dirigentes...

    ResponderExcluir
  3. A corrupção no Brasil hoje é uma espécie de Infecção Generalizada, quando acomete um paciente num hospital público. Está em todos os departamentos ( segundo os observadores ).

    Mas não podemos arrefecer e entregar o jogo. Essas marchas contra a corrupção podem mesmo ser o estopim que faltava para colocar o Brasil nos eixos novamente, quem sabe até atingir a proporção das famosas DIRETAS JÁ, isso seria o ideal.

    Já sabemos que o governo só toma providencia sobre alguma coisa quando não consegue mais sustentar a situação, aí, com muita dificuldade, vem a público tentar esclarecer, ou jogar terra nos assuntos.

    Esse resultado da caça aos corruptos em que vários ministros caíram recentemente e em que se descobrem coisas, não é fruto de investigação interna, é fruto da investigação da IMPRENSA, essa mesma imprensa que o governo do PT quer calar agora com a chamada regulamentação da imprensa. Por quê eles querem calar a imprensa ?

    Porquê é a imprensa quem está descobrindo tudo, então, nada melhor do que dar um basta nela.

    O que os Brasileiros precisam agora é manter o ataque, a investigação, ficar de olhos atentos, cobrar da justiça, senão, toda investigação será em vão.

    Agora mesmo, o Marcos valério, maior réu do Mensalão, disse ao STF que não pode ser condenado, porque o LULA, o maior beneficiário do Mensalão não foi sequer denunciado. O Marcos Valério pode ter dito aí na sua frase, uma grande e inequívoca verdade, que toda a nação sabe, mas tem medo até e pensar nessa possibilidade.

    Sendo que as investigações sobre o Mensalão apontam fatalmente para o Lula, que é uma figura de alta popularidade ( Populista na verdade ), como vocês acham que isso pode um dia acabar ? Para quem Marcos Valério trabalhava ? Quem transportava as malas de Dinheiro e sobretudo, para quem ?

    Quem se beneficiou nos milhões de reais, nas maracutaias, nos acordos? Quantos do mensalão estão presos hoje ? Sabe-se que a corda se quebra sempre do lado mais fraco, e se ao final dessa investigação vocês não virem nenhum dos envolvidos punidos, não fiquem assustados, porque o Brasil é uma terra aonde tudo dá-se um jeitinho, o famoso Jeitinho Brasileiro.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. A pergunta que não quer calar:

    Por que no PT tanto se fala de um marco regulatório para a imprensa? Estaria a imprensa roubando dinheiro público?

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.