23 setembro 2011

Casa Grande faz turnê nos EUA


Além de palestras, os coordenadores e alunos da Fundação Casa Grande apresentam um pouco de sua produção formada ao longo dos anos, com vídeo e apresentação de música - DIVULGAÇÃO - Após passagem por países europeus, alunos da Fundação Casa Grande se apresentam nos Estados Unidos.

Nova Olinda. Os meninos da Fundação Casa Grande estão nos Estados Unidos. Depois de turnê por vários países da Europa, a turma apresenta-se em exposições, shows, conferências e vídeos, levando a cultura e tradição do Cariri em "Casa Grande - Uma Viagem aos Encantos da Chapada do Araripe". O grupo estará nas cidades americanas de North Dartmouth e Boston. Este ano, os integrantes da Fundação ainda deverão visitar países sul-americanos, como México e Colômbia.

Desde a última terça-feira que a turma, acompanhada pelos diretores do projeto, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, estão participando de várias apresentações na Terra do Tio Sam. Na quarta-feira, o Concerto Rua do Vidéo, com o grupo "A Banda", foi levado ao público de alunos e professores da Universidade de Massachusetts, em North Darmouth.

A apresentação aconteceu no auditório Woodland Commons, da instituição. No dia 20, em Boston, além da apresentação do filme Rua do Vidéo, houve uma mesa de conversa com Alemberg e Rosiane sobre o tema "Fundação Casa Grande, um espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens".

Turnê

A Chapada do Araripe ganha visibilidade com a exposição, que foi aberta na última segunda-feira, no hall de entrada do Centro de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts. A solenidade de abertura da exposição, segundo Samuel Macedo, um dos integrantes d´A Banda, aconteceu com a presença de professores e alunos da instituição, e foi muito bem recebida. Os espetáculos já foram apresentados aqui no Sudeste, além de Itália, Portugal, Espanha e também na Alemanha. É uma oportunidade de o mundo ter contato como Cariri. O espetáculo Rua do Vidéo traz a vivência das trilhas regionais. Uma mescla das influências dos meninos de Nova Olinda, com exibição em cenas de audiovisual, enriquecendo o show, criado desde as ruas do Cariri, por onde os garotos passaram e passam, entrando pela vivência do laboratório da Fundação.

O espetáculo foi criado no programa de Arte no laboratório de música da Fundação Casa Grande, juntamente com o produtor musical paulista e percussionista André Magalhães. A rua que dá nome ao espetáculo realmente existe, e fica no centro de Barbalha. Por lá foram registradas imagens da festa tradicional de Santo Antônio e os grupos de tradição popular que todos os anos mostram seu encanto e tradição. No show essas imagens são revividas, pelo som, e a naturalidade de jovens que estão simplesmente em casa para mostrar o misto da cultura caririense.

Elisângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine



2 comentários:

  1. A Fundação Casa Grande faz a diferença.
    Alemberg e Roseane sabem usar a competência e criatividade, para levar o seu trabalho e a sua cidade mundo a fora.
    Parabéns a essa dupla dinâmica.

    ResponderExcluir
  2. A Fundação Casa Grande faz a diferença.
    Alemberg e Roseane sabem usar a competência e criatividade, para levar o seu trabalho e a sua cidade mundo a fora.
    Parabéns a essa dupla dinâmica.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.