09 agosto 2011

Vereadores debatem sobre temas pertinentes ao Crato


A
primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato, da semana, aconteceu nesta segunda-feira, dia 08 de agosto, no Palácio José Valdevino de Brito – sede do Poder Legislativo cratense. No espaço reservado ao Pequeno Expediente, vários assuntos pertinentes ao município do Crato foram discutidos. A Mesa Diretora formada pelos vereadore Florisval Coriolano (PTC) – Presidente e Antônio Apolinário Neto (PMDB), de forma democrática, permitiu que os legisladores debatessem diversos temas, sem restrição d tempo, inclusive com direito a defesa quando citado na fala de um outro companheiro.

O primeiro Vereador a se pronunciar foi Luís Cory (PSC). Ele parabenizou uma determinada emissora de rádio da cidade, que visitou o Bairro Vila Alta, tido como seu reduto eleitoral e cobrou algumas ações que ainda não foram realizadas pelo Poder Público. No entanto, Cory informou que oito ruas da Villa Alta serão calçadas e segundo o secretário de Infra-estrutura do Município, José Muniz, os trbalhos deverão começar em breve. O vereador afirmou que não se sentiu criticado, pois as pessoas que foram entrevistadas reconheceram que o mesmo já visitou o local e solicitou as providências por parte do Executivo. Luís disse que o vereador não realiza obras, porém reconheceu que existem algumas ações que não podem ser feitas, apenas com recursos do Município. No final, parabenizou o secretário de Saúde – Cícero França, que implantou o atendimento no período da noite, em vários postos de saúde do Município, inclusive no Bairro da Vila Alta.

O Vereador Fernando Brasil (PSB) comentou que um determinado cidadão, no Blog do Crato, criticou o atendimento do posto de saúde do Bairro Vila Alta. Informou ainda, que o Deputado Estadual Sineval Roque conseguiu para o Distrito de Dom Quintino, a unidade móvel da Justiça, para emitir Carteira de Identidade, Carteira Profissional, entre outros documentos e serviços. Ele aproveitou para cobrar a presença na Câmara Municipal, da ouvidora da Casa do Cidadão, Tereza Portela Vilar Costa para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela instituição, sobretudo a emissão de Carteira de Identidade, que as pessoas precisam madrugar em frente ao local para conseguir uma ficha.
O Vereador Luís Cory voltou a falar sobre o atendimento do posto de saúde da Vila Alta e garantiu que em conversa o médico da unidade, Dr Cory Cavalcante, este garantiu são atendidas 16 fichas por dia, fora a emergência, de acordo com o tempo definido pelo PSF e Administração Municipal.

O Vereador Guer entrou na discussão sobre o assunto e defendeu o trabalho de Secretaria de Saúde do Município, que implantou agora o atendimento noturno, com mais dois postos, recentemente inaugurados, atendimento odontológico ampliado, entre outras ações. Ele citou o Posto da Grota como referência, onde o limite de atendimento é maior.

O Vereador Florisval Coriolano - Presidente da Câmara também participou do debate sobre a saúde no Crato e afirmou que o mais importante é o atendimento do médico ao paciente. “Não adiante o serviço de saúde pública disponibilizar trinta ou mais vagas. O que conta, na verdade, é a dedicação que o médico deve prestar ao usuário. Alguns mal olham para face do paciente e já prescrevem o medicamento. Isto é o que não pode acontecer”, asseverou Florival.

O Vereador Pedro Algoano (PSB) afirmou que estava bastante feliz pela presença da população, em grande número, na sessão. Para ele, as reuniões deveriam contar sempre com a participação popular para discutir, não só um determinado assunto, mas todos os temas de interesse da coletividade. “A gente se sente fortalecido com a presença de voçês, pois só assim poderão constatar que os vereadores trabalham pelo município do Crato. Informou que já deu entrada em requerimentos, solicitando o calçamento de algumas ruas como a André Pinheiro Pedroza, com recursos garantidos no orçamento e, no momento, aguarda a realização do trabalho.

O Vereador George Macário (PSDB) defendeu a Administração Municipal, citando os avanços em várias áreas. Ele comentou que é impossível em sete, oito anos, o Prefeito e os seus secretários resolver todos os problemas de uma cidade, principalmente do porte do Crato.

Fonte: Câmara de vereadores do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.