03 agosto 2011

O CRATO HOJE - Últimas Notícias - 03 de Agosto de 2011


Guarda Municipal do Crato mostra eficiência e impede assalto a Posto de Atendimento Médico


Agentes da Guarda Municipal do Município do Crato conseguiram impedir que fosse realizado um assalto ao Posto de Atendimento Médico (PAM), que atualmente funciona com os plantões noturnos às segundas-feiras e sextas-feiras. O agente da Guarda que se encontrava de plantão no local da ocorrência mobilizou um efetivo com cinco guardas, impedindo a ação do assaltante, que ocorreu por volta das 20 horas.

O Secretário de Administração do Crato, Christiano Siebra, destaca a importante e eficiente atuação dos agentes, impedindo o assalto. Ele enaltece o trabalho que vem sendo desempenhado pela equipe, resultado do alinhamento de atividades institucionais da própria Guarda. “Isso mostra o compromisso e a responsabilidade com o patrimônio público municipal”, diz o secretário. A Guarda Municipal do Crato tem passado por constantes capacitações, inclusive na área de preservação de patrimônio e conscientização, possibilitando mais segurança para a cidade do Crato. Recentemente, foram adquiridos para a Guarda Municipal novos equipamentos como celulares, cinco viaturas e novo fardamento.

Secretário incrementa atendimento na base de Saúde da Chapada do Calange

Os moradores do Sitio Chapada do Calange, há sete quilômetros do centro da cidade do Crato, estão agradecendo ao secretário de Saúde do município, Cícero França, pela instalação do posto de saúde na comunidade, que funciona desde 18 de fevereiro de 2011, com atendimento médico todas às terças-feiras e quartas-feiras, pelo médico Valdonio. A partir da próxima sexta-feira, dia 05, o médico Mano Cory passará a fazer atendimento clínico na localidade. O secretário de Saúde disse que em breve vai ser implantado naquela comunidade o atendimento odontológico itinerante. Um trailer equipado com um consultório estará realizando os serviços em adultos e crianças, inclusive com aplicação de flúor.

O vereador licenciado e representante da comunidade da Chapada do Calange na Câmara Municipal, Nadelson Lopes (Dede da Granja), disse que no próximo mês de setembro os serviços de calçamento em pedra tosca serão iniciados na estrada do Barro Branco. Ele disse que recebeu a informação do secretário de Infraestrutura, José Muniz. A estrada está na relação de mais de 300 outras no município que receberão calçamento.

Roda de conversa sobre aleitamento materno

A Secretaria de Saúde do Crato, por Meio da equipe do PSF do Posto Sinobilina Peixoto (Parque Grangeiro) está realizando uma roda de conversa sobre aleitamento materno para as gestantes. O evento ocorrerá dia 03 de agosto, a partira das 14 horas, na Unidade Básica de Saúde.

Aumenta demanda de serviços da Ouvidoria

A Ouvidoria do Município do Crato está realizando uma demanda de atendimentos voltada para os cidadãos cratenses, como a retirada da carteira de identidade e registros de reclamações diversas. Mantida pelo município, a Ouvidoria conta com peritos para realização dos serviços de emissão dos documentos. Por conta disso, a demanda de serviços tem aumentado nos últimos dias, tornando mais lenta a emissão dos documentos. Segundo a Ouvidora, Teresa Portela, isso ocorre por conta do funcionário cedido pelo estado estar de férias, e, com isso, o número de emissões foi reduzido. Nos próximos dias, o serviço será regularizado.

Vereador George Macário assume vaga na Câmara do Crato e defende a valorização da história e da cultura

O advogado, George Macário de Brito, na condição de 1º suplente do PSDB, com quase 1.200 votos na eleição de 2008, assumiu vaga na Câmara Municipal do Crato em substituição ao colega, Nadelson Lopes, do mesmo partido que entrou de licença e só retornará daqui a 120 dias. George era presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho. Ele assumiu também a liderança do prefeito Samuel Araripe na casa legislativa. No seu discurso de posse alertou a população, notadamente a juventude, no sentido de conhecer melhor a vasta e gloriosa história do Crato e seus personagens como Tristão Gonçalves, que foi vereador, Martiniano de Alencar e a heroína Barbara de Alencar, a primeira mulher presa política do Brasil a ser torturada e perseguida. A história de Dona Bárbara do Crato não tem sido estudada nas redes pública e particular de ensino do município, o que, para ele, é um completo absurdo.

George Macário defendeu a luta dos cratenses em defesa da retomada urgente do rumo da história cultural que o Crato tem e com isto poder atrair centenas de turistas, historiadores, pesquisadores, estudantes, membros da família Alencar de todo Brasil e assim promover divisas para o município. “Precisamos conhecer mais os índios karirís e outras tribos, o povoamento do Cariri, quem foi Frei Carlos Maria de Ferrara, o Caldeirão do Beato José Lourenço, quem foram nossos administradores do período imperial até o republicano, a participação do Crato nas revoluções de 1817 e na Confederação do Equador de 1824 e precisamos cantar o hino do Crato e o hino nacional nas escolas”, disse George Macário.

George disse que seu primeiro projeto de lei a ser enviado a câmara é no sentido de tornar a história do Crato como matéria disciplinar nas escolas do município. Ele citou como exemplo que poucos cratenses sabem o significado e da importância que a data de 3 de maio de 1817 tem para a história do Crato. Conta ele que foi o dia em que, com muita bravura e ousadia o cratense, José Martiniano de Alencar, filho de Bárbara de Alencar, do púlpito da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha gritou por independência e república, pela liberdade do Brasil. O fato se deu cinco anos antes de Dom Pedro I e 72 anos antes de Deodoro da Fonseca. George Macário encerra seu discurso conclamando os artistas populares, os teatrólogos locais, os escritores a escreverem mais, representarem mais em peças teatrais a história cultural do município cratense, a exemplo de outros municípios.

A posse de George Macário de Brito se deu na segunda-feira, 1º de agosto, na primeira sessão do segundo período legislativo de 2011 e foi prestigiada por seus familiares, pelo prefeito Samuel Araripe, vice-prefeito, Raimundo Filho, secretários municipais, líderes classistas, advogados e representantes das comunidades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.