09 agosto 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 09 de Agosto de 2011


Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação e Edital do FIT serão lançados dia 10, na URCA

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, convidam para a apresentação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará 2011-2020 e do Edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará – FIT, destinado a apoiar empresas provadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores. O evento acontece dia 10 de agosto, às 9 horas, no Salão de Atos da URCA. Mais informações pelo telefone (88) 3102.1292. Falar com Manuela – Gabinete do Vice-Reitor da URCA.

Seminário debate cinco anos da Lei Maria da Penha, em Iguatu

Os Centros Acadêmicos dos cursos de Direito (URCA) e Serviço Social (IFCE) realizaram neste dia 8, o Seminário “LEI MARIA DA PENHA: da dor à libertação”. O evento aconteceu no Teatro da Escola de Música Humberto Teixeira (Prado, atrás do Teatro Municipal), em Iguatu, em comemoração aos cinco anos da referida Lei. O evento contou com a conferência da advogada, professora da pós-graduação de Direto da UFC e pesquisadora de direitos humanos das mulheres, Dr.ª Theresa Rachel Couto Correia e debatedores Dr. Herderson Bernardo, advogado do Centro de Referência da Mulher; Maria Barbosa, Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Francinilda Araújo, Presidenta da AMI – Associação de Mulheres Iguatuenses, sob a coordenação da Prof. Ms.ª Michele Ribeiro, professora do curso de Serviço Social do IFCE e pesquisadora de questões de gênero. A efetivação do Direito da Mulher no cenário mundial é fruto de muita luta e responsabilidade de toda a sociedade civil.

Representação do Curso de Geografia da URCA participa de encontros em Fortaleza

Estudantes do PIBID de Geografia da URCA participaram do X ECHE – Encontro
Cearense de Historiadores da Educação e do III Encontro Cearense de Geografia da Educação, na UECE, campos Itaperi, em Fortaleza. O evento se realizou no período de 28 a 31 de julho. O objetivo foi ampliar o debate nas questões referentes a educação, cultura, tempo e espaço. No mesmo evento esteve presente o professor doutor Josier Ferreira da Silva. Ele participou de uma mesa redonda intitulada políticas educacionais na produção do espaço. Os estudantes participaram com apresentação de trabalhos orais e posters.

Professor da UNB realizará palestra na URCA sobre “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”

O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA promoverá palestra com o professor Virgílio Caixeta Arraes, Catedrático de História da Universidade de Brasília – UNB sobre o tema “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”. O evento se realizará na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, as 19 horas, no Salão de Atos da URCA, situado no campus do Pimenta, em Crato.

O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 9 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.