07 agosto 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 08 de Agosto de 2011


Professores da URCA proferem palestras durante o 62º Congresso Nacional de Botânica


O 62º Congresso Nacional de Botânica, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) entre outras instituições, estará ocorrendo em Fortaleza-Ce no período de 07 a 12 de agosto. O evento contará com a participação dos professores Sirleis Rodrigues Lacerda (Mesa Redonda: Algas: uma Ferramenta na Identificação de Impactos Ambientais); Maria Arlene Pessoa da Silva (Mesa Redonda: Vegetais Fósseis Brasileiros: Perspectivas de Pesquisa Sustentável e o Mini-Curso: Alelopatia em Espécies de Cerrado) e José Galberto Martins da Costa (Simpósio: Aspectos Químicos e Atividades Biológicas de Produtos Naturais). Do evento participarão ainda bolsistas de iniciação científica do curso de Ciências biológicas da URCA e alunos do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular, com a apresentação de 13 trabalhos, parte integrante de pesquisas desenvolvidas no âmbito da URCA. O evento terá a Vice-Presidência da Professora Doutora Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, uma das palestrantes do congresso.

Geopark faz trabalho lúdico com estudantes da Unidade de Educação Especial e realiza inclusão

Um grupo de 15 crianças e adolescentes da Unidade de Educação Especial, da Secretaria de Educação do Crato, teve a oportunidade de vivenciar um trabalho inédito, por meio da parceria com o projeto Geopark Araripe. As atividades foram vivenciadas no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Segundo os organizadores, as experiências vivenciadas na manhã de ontem são consideradas um sucesso. Participaram das atividades 15 instituições de ensino. O grupo de 15 crianças e adolescentes foi recepcionado pela equipe do Geopark Araripe que preparou o Centro de Interpretação só com atividades lúdicas, utilizando a metodologia do som, do toque, a percepção do mundo pelas mãos. A maioria deles tem baixa visão e apenas duas crianças do grupo são totalmente cegas.

Os estudantes participaram da oficina de réplicas de fósseis e puderam conhecer a fauna e flora da Região do Cariri e os famosos fósseis. Eles também aprenderam como o Geopark Araripe trabalha com a preservação desses elementos. As crianças se divertiram muito ao conhecer cada animal, ao ouvir sons dos pássaros e em poder participar da oficina.

Um grupo de 15 pessoas acompanhou as atividades de perto e agradeceram a iniciativa do Geopark Araripe. O trabalho também conta com a parceria da Floresta Nacional do Araripe (FLONA/ICMBio), onde será feita uma trilha adaptada com corda guia. Hoje, a partir das 8 horas, esse mesmo grupo de estudantes e pais e coordenadores conhecerão os diversos elementos da natureza como clima, vegetação, odores e cheiros do ambiente da Floresta.

Segundo a secretária do Geopark Araripe, Flávia Lima, a idéia é que essa iniciativa seja replicada para os outros municípios do território do Geopark, além de crianças e adolescentes portadores de outros tipos de necessidades especiais. A coordenadora da Unidade de Educação Especial, Maria Margarete, diz que esse foi um momento de importante aprendizado e um exemplo institucional de inclusão para as crianças, que tiveram a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade regional. (Com informações da Assessoria do Geopark Araripe).

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 6 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.